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domingo, 29 de abril de 2012

FAZER CAMPISMO

Já fiz campismo e achei muito engraçado.
Os meus pais cozinhavam e comíamos ao ar livre. Para tomarmos banho com água quente, tínhamos que colocar uma moeda numa máquina.
Temos colchões a ar, que enchíamos nas bombas de gasolina para, à noite, dormirmos na tenda.
É preciso ter espirito de campista para poder praticar.
Eu gostei e achei muito divertido, mais ainda, quando se faz com pessoas amigas. Espero ter mais oportunidades para o fazer de novo.  
Inês Páscoa



Eu gostava muito de acampar porque via os animais, explorava as árvores, as suas formas, os seus nomes e conversava com o meu pai sobre estes assuntos. Levava uma lupa para ver as peugadas dos animais.

Dormia numa tenda; dormir numa tenda deve ser muito giro, pois ouve-se os barulhos da natureza e veem-se as estrelas durante a noite.
Se houvesse um rio por perto, ia ver os peixes e pedia ao meu pai para pescar mas, como não temos cana de pesca, pescávamos com um pau bem afiado e grande.
À noite cozinhávamos o peixe à maneira antiga: fazíamos uma fogueira com pedras à volta, acendíamos o fogo e assávamos o peixe. Uhm! Que delícia!
Eu gostava, realmente, de acampar um dia.
Ivo Fernandes

Eu nunca fui acampar com os meus pais nem com os meus amigos.
Se algum dia decidir ir acampar terei de escolher um parque de campismo que tenha alguma segurança. Preciso comprar: uma tenda, colchões, um pequeno fogão e uma lanterna. Também terei de separa as roupas necessárias, os produtos de higiene e alguns alimentos.
É importante que o parque de campismo seja um espaço bem organizado, limpo e de preferência que tenha uma piscina e bar/restaurante ou que fique próximo de uma praia.
Gostaria de ir ao parque de campismo para descansar, divertir-me e ter um convívio familiar.
Fátima Pomar

Quando eu for acampar gostava de ir com a minha família.
Durante a manhã podia brincar com o meu irmão, a meio da manhã ia com o meu pai pescar o nosso almoço para a minha mãe o cozinhar na fogueira, que o meu irmão ficava a preparar.
A seguir ao almoço íamos descansar à sombra de uma grande árvore. De seguida íamos dar um belo mergulho na água fresquinha do rio.
Quando começasse a escurecer saberíamos que estava na hora de jantar, uma refeição leve, até iria saber bem.
Ao fim de jantar iríamos contar estórias à volta da fogueira.
José Manuel Santos



Eu nunca acampei, mas gostava de experimentar.
Para ir acampar preciso de comprar uma tenda e um saco cama. Tinha de ser no verão e escolhia uma floresta para que as árvores fizessem sombra, e que houvesse um rio para dar um mergulho, tomar banho e fazer brincadeiras na água. Claro que tinha de levar companhia: os meus pais, os meus avós, tios, primos e padrinhos.
Com tanta gente seria ainda mais divertido.
E seria assim que eu iria acampar!
Mariana Isabel Amaral

Imagino que deverá ser divertido, porque estou ao ar livre e aprendo a montar uma tenda e não tenho que me preocupar com a arrumação do meu quarto. Também adoro buscar pinhas e lenha para fazer churrascos. Gosto muito de brincar no chão, com as mãos na terra. À noite ver as chamas da fogueira e olhar para o céu e ver as estrelas é muito bonito.
Acho que apesar de não ter o conforto da minha casa, às vezes fazer algo diferente é bom.
Gostaria de ir acampar com os meus pais e com o meu mano junto a um rio.
Mariana Andrade

A primeira vez que fui acampar tinha 4 anos de idade e o acampamento foi organizado pelas professoras do A.T.L. do Campo de Férias de verão.
Neste acampamento participaram 20 meninos, de idades compreendidas entre os 4 e os 9 anos de idade.
O sítio escolhido foi um lugar muito especial, o Regimento de Infantaria 14.
Os tropas ajudaram a montar a tenda grande e quando caiu a noite, todos nós fomos preparar o nosso saco-cama e vestir os pijamas.
As monitoras começaram a contar histórias e a fazer jogos e nós a brincar, a comer pipocas e a ver filmes.
Foi super divertido!
Ao outro dia de manhã, todos nós fomos conhecer o espaço, o comandante, e ainda pudemos fazer um treino matinal, conhecer as armas de defesa e veículos lá presentes. Lembro-me de ver um canhão e um jipe todo verdinho.
Adorei!
Bárbara Rodrigues

sexta-feira, 27 de abril de 2012

2 de maio - Documento/ convite enviado aos Encarregados de Educação

PEDRO SEROMENHO - Reciclomania





Vários livros deste autor/ilustrador estarão para apreciação e/ou venda na Biblioteca da Escola Professor Rolando de Oliveira, com direito ao autógrafo do autor.

RECICLOMANIA - Pedro Seromenho

ATIVIDADE - "Porque os animais não conduzem"

Hoje, tivemos a visita da Educadora Lucília que faz parte da Equipa da Biblioteca do Agrupamento de escolas do Agrupamento Dr. Azeredo Perdigão.

Trouxe-nos atividades  sobre o livro "Porque os animais não conduzem" de Pedro Seromenho.

No final, preenchemos a ficha de leitura em grupo. Foi uma muito interessante.


Agora vamos fazer um jogo sobre a obra “Os animais não conduzem” de Pedro Seromenho. Entre parêntesis encontram 4 opções (4 animais) para completarem a frase. Escolham o animal correto e escrevam-no no espaço em branco. Sejam rápidos!
Nome do Grupo


______________________


Turma ____  Alunos


Nome: ________________________________________________
Nome: ________________________________________________
Nome: ________________________________________________

1.
Não faças como a ____________ (leopardo, chita, burro, barata) Acelerada! Há limites de velocidade na estrada! Para os veículos ligeiros o limite dentro das localidades é de 50 km/h

2.
Deixem passar a ______________ (lagarto, égua, formiga, tartaruga) Pachorrenta que se arrasta em marcha lenta! Nas auto-estradas é proibido conduzir a uma velocidade inferior a 50 km/h.

3.
O _____________ (texugo, pinguim, camelo, pirilampo) Iluminador esqueceu-se do colete refletor. É obrigatório tê-lo no veículo e utilizá-lo quando tivermos de sair do carro ou pararmos por avaria ou acidente.

4.
Pobre__________ (catatua, preguiça, formiga, avestruz)
Mangona, dorme tanto que até ressona. Recorda aos teus pais de que, quando estiverem a conduzir, e se sentirem cansados, devem parar para descansar.

5.
A ____________ (zebra, formiga, cavalo, girafa), com aquele pescoço, devia evitar túneis ou passar por debaixo das pontes. Caso não saibas, também há regras de altura máxima para os veículos automóveis!

6.
Ai o _____________ (cão, minhoca, papagaio, pássaro) Tagarela! Fala e conduz sem cautela! Mas que perigo que é na estrada. Quando conduzimos não podemos falar ao telemóvel!

7.
Ó ___________ (cavalo, tubarão peixe, baleia) Azulão, não sejas mandrião! Não custa nada pôr o cinto para viajares em segurança.

8
O _______ (caracol, peru, galo, pinto) Gluglu bebeu demais! Nem devia sair de casa. Lembra aos mais velhos de que não devem beber álcool se forem conduzir.

9.
Este __________ (touro, cavalo, gato, canguru) é louco! O sinal vermelho é para parar e o verde é que é para avançar!

10.
A ____________ (toupeira, rã, marmota, cigarra) só faz asneira. Nos túneis é obrigatório acender as luzes médias!



11.
O _________ (gato, camelo, polvo, cavalo) Malabarista pensa que é artista! É importante manter a atenção na estrada.

12.
O _____________ (caranguejo, cavalo, gato peixe) e a caranguejola não são bons da tola. Alguém devia dizer-lhes que a marcha atrás é uma manobra auxiliar ou de recurso. Não é para andar sempre assim!

13.
O ____________ (gato, cão, elefante, pica-pau) baloiça a tromba para trás e para diante. Não deves pôr os braços de fora quando vais no automóvel! E cuidado com o excesso de carga pois também há regras para isso.

14.
O __________ (tigre, cavalo, canguru, gato) salta e dança sem cadeira de segurança. Para as crianças até aos 12 anos de idade é obrigatório utilizar a cadeirinha no banco de trás.

15.
Sempre aos ziguezagues, a __________ (cobra, catatua, baleia, rã) Manobra tem coragem de sobra! E os riscos contínuos que está sempre a pisar? Lembra-te que a circulação automóvel faz-se pela faixa da direita.

16.
O _______ (gato, hipopótamo, cão, rato) adora queijo e é muito esquecido. Já não se lembra das regras nem dos sinais. Se queres saber mais, pergunta aos pais, professores ou pesquisa no site deste livro.

17.
O _________ (cão, papagaio, pinguim, gorila) vai tão apressado que até se esqueceu de pôr o triângulo, o macaco, o colete refletor e o pneu sobresselente na mala do carro. E se tem uma avaria?


18.
Ai ___________ (gata, avestruz, dinossauro, tartaruga), que preocupação! Antes de atravessar a passadeira olha para ambos os lados com muita atenção!

19.
Ó ___________ (rã, formiga, chita, avestruz) Buliçosa, fazes cada coisa perigosa! Os passeios são para os peões e as estradas para os veículos! Ao andar na berma da estrada ainda acabas atropelada!

20.
Ai _________ (tartaruga, barata, rã, ovelha), ovelhita! A tua mãezita não te ensinou a não aceitares boleia de estranhos?

21.
Pobre ________ (gata, zebra, tartaruga, cobra) Riscadeira. Com o seu fato às riscas confunde-se com a passadeira. Quando atravessamos na passadeira devemos confirmar que os condutores nos estão a ver.

22.
Ó _______________ (bicho-da-seda, golfinho, macaco, hipopótamo), que multa azeda! Antes de estacionares num local tens que saber se é permitido fazê-lo. É que as multas não são comestíveis como as folhas!

ATIVIDADE DE GRUPO - "Porque os animais não conduzem"

PORQUE É QUE OS ANIMAIS NÃO CONDUZEM? - Pedro Seromenho

Porque é que os animais não conduzem



  No Dia Europeu de Segurança Rodoviária, que hoje se assinala, os dados indicam que entre 01 de janeiro e 21 de abril morreram nas estradas 157 pessoas.
Uma chamada de atenção para a falta de civismo existente nas nossas estradas em que cada um se sente dono da sua vida e da dos outros.
Tanta mortandade entre nos nossos jovens, não nos fará pensar que algo vai muito mal?!..
Professora Ermelinda Bordonhos

PEDRO SEROMENHO - Diário da manhãTVI

PEDRO SEROMENHO - 2 de Maio na Biblioteca da Escola Professor Rolando de Oliveira

Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Muito mais tarde passa a residir em Braga.
Formado em Economia, desde muito cedo demonstrou excecionais apetências para escrita e pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador.
No início desta caminhada que se prevê gratificante e, nas palavras do autor, tem-se a certeza que este é o único caminho que pretende tomar:
“No dia em que descobri este novo imaginário, redescobri-me por completo. Não fazia ideia do enorme prazer que é comunicar com o público jovem. De facto, são eles que me exigem uma escrita mais criativa e também sensorial. E o resto é fácil. É sonhar.”

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ISTO É QUE FOI CRESCER!

Com muita pena nossa, falta o nosso colega e amigo Pedro Emanuel, que se encontrava a restabelecer-se de uma intervenção cirúrgica.     

segunda-feira, 23 de abril de 2012

"AS CORES DO MATEUS"



A mãe da Mariana Andrade mandou-nos este belíssimo livro da espanhola Marisa López Soria e ilustrações de Katarzyna Rogowicz. Ficámos todos em silêncio, e ouvimos com muita atenção esta história comovente de um menino que soube encontrar a felicidade junto de uma mãe adotiva que tanto o amava.
Mateus é negro como a noite e escuro como um mistério. E é um menino adotado. A sua mamã conta-lhe que ele nasceu numa ilha muito distante... Porque é que é tão difícil para os seus colegas da escola entender isso?
Soubemos responder corretamente às perguntas da nossa professora e, adorámos a história neste Dia Mundial do Livro.
Aconselhamos a sua leitura. Nós vamos continuar a trabalhar este livro.Venham daí connosco.

"AS CORES DE MATEUS" - de Marisa López Soria

MARISA LÓPEZ SORIA


Marisa López Soria é uma escritora espanhola de literatura infantil , que nasceu em Albacete , mas viveu a maior parte de sua vida em Cartagena e Murcia . É licenciada em História de Arte e trabalha como assessora pedagógica. É também directora de Formação em Centros de Professores, conselheira de Educação de Murcia e da Revista "Educar 2000". Membro da Equipa Editorial do Ministério da Educação do Murcia Jornal "Educação em 2000" e do corpo docente do Livro Didático Língua de 3.º e 4.º. 

DIA MUNDIAL DO LIVRO


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico. 

domingo, 22 de abril de 2012

NAUFRÁGIO EM MIRA

 Notícia - naufrágio em Mira  
Hoje,domingo,22 de abril, perto das 11h,um barco pesqueiro, por não aguentar a força das ondas do mar, naufragou com cinco pescadores.
   Em cerca de cinco minutos, o barco Nossa Senhora dos Aflitos afundou-se, e os pescadores tiveram de nadar mais de trezentos metros para chegar a terra.
   Todos os pescadores estão a salvo, com alguns ferimentos ligeiros e um pouco de frio, tendo sido assistidos pelos bombeiros no local.
   Apesar do grande susto e dos danos no barco, para a próxima semana o barco estará de novo nas águas do mar.
Cláudia Santos, mãe do José Santos

Reciclagem marca Dia da Terra - JN

Reciclagem marca Dia da Terra - JN

"GUERRA DOS POLEGARES"

 “ Guerra aos polegares ” é o tema de uma campanha que está a percorrer escolas de Lisboa, Porto e Coimbra, para sensibilizar os mais jovens para os perigos de uso de telemóvel durante a condução, nomeadamente através do envio de mensagens escritas ( sms ).
Dizem os especialistas, que o uso de telemóvel durante a condução, equivale à condução sobre o efeito de álcool,  e que o envio de sms aumenta em 4 vezes o risco de acidentes. É importante lembrar, que os acidentes de viação são a segunda causa de morte de jovens até aos 25 anos.
Os jovens são desafiados a serem criativos para sensibilizarem os adultos para estes perigos, e sendo eles os adultos de amanhã, faz todo o sentido, esta campanha ser dirigida a esta faixa etária.
Quem quiser entrar nesta guerra, e viver noutras localidades onde a campanha não decorre, pode fazê-lo através da internet.
Um artigo enviado por Helena Amaral, mãe  da Mariana Isabel.

POR QUE SOMOS TODOS DIFERENTES - comentários

Por que somos todos diferentes?

Somos todos diferentes porque, uns têm a cor de pele negra, outros branca, uns são altos outros baixos, uns gordinhos outros magrinhos, uns têm cabelos e olhos escuros e outros cabelos e olhos claros, porque assim é a nossa Natureza.
Apesar de sermos todos diferentes somos todos iguais, somos todos especiais.
Todos nós temos a mesma dignidade social, somos todos iguais perante a lei. Cada um de nós é um ser único e especial e todos devem ser respeitados na sua diferença.
Mariana Paiva Andrade


Se fossemos todos iguais não seria nada divertido, por isso somo todos diferentes.
 Existem crianças em todos os pontos do globo, umas são brancas e outras com a pele escura ou amarelada.Todos temos aparências e maneiras de pensar diferentes.
 Há pessoas que têm família,outras vivem sozinhas, algumas são más e outras boas ,umas são educadas outras não.
 Por isso é que temos que falar uns com os outros para nos conhecermos melhor,trocar experiências e divertirmo-nos.
Francisco Lopes
   
Somos todos diferentes porque uns são de raça preta, outros de raça branca, outros de raça morena, uns são mais despachados, outros mais lentos, uns mais bagunceiros, outros mais arrumadinhos, uns mais faladores, etc...
José Santos


Somos de cores diferentes, porque pertencemos a nacionalidades diferentes que têm características próprias do seu país. No entanto, houve ao longo dos tempos uma mistura de raças e ao mesmo tempo de saberes e culturas. Há pessoas com cabelos; loiros, castanhos, pretos, encaracolados, lisos…outros têm olhos: castanhos, pretos, azuis…. Há também vários tipos da cor da pele: morenos, brancos, pretos…
Independentemente da nossa cor e nacionalidade podemos viver bem em sociedade. Em suma, devemos aprender a respeitar e a tratar com carinho todas as pessoas que tenham ideias contrárias às nossas.
Na verdade, fomos todos criados por Deus à sua imagem e semelhança (segundo a religião Católica) temos é que nos aperfeiçoar para nos tornarmos pessoas melhores a cada dia que passa, na nossa vida.
É de salientar que, quem é perfeito no coração e na alma é: Deus, Jesus, Maria e S. José.
Maria de Fátima Domingues Pomar

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A ZARAGATA DOS BRINQUEDOS - Continuação da história

Continuação da história “ A zaragata dos brinquedos ”


A Luísa e o Zé saíram a correr para ver o que se passava no quarto dos brinquedos. 
O soldadinho de chumbo estava a desafiar o cowboy para um duelo, para verem quem ficava com a barbie.
Mas nenhum deles tinha perguntado à Barbie se ela gostava deles. Foi aí que a Luísa gritou: - Chega! O que se passa aqui? 
A que todos os brinquedos responderam: - É o soldadinho de chumbo e o cowboy que querem lutar pelo amor da Barbie.
- Vamos-nos acalmar, e resolver a situação da melhor forma disse a Luísa. Não é a fazer um duelo que se resolvem as coisas, mas sim dialogando, ouviram meninos?
O urso colocou o dedo no ar para explicar: - É que a Barbie não me disse que já é comprometida com o Ken, foi por isso que eu me zanguei a sério com ela.
Nesse instante o soldadinho e o cowboy ficaram com o coração despedaçado, olharam um para o outro e disseram: - Amigos! Apertando a mão um do outro. Vamos beber um copo de leite para comemorar a nossa nova amizade. 
Mariana Paiva Andrade


Elas saíram a correr porque o Chico chamou-os para a cozinha.O Chico chamou-os porque a mãe já tinha chegado.
A mãe perguntou-lhes se tinham ficado a fazer companhia ao avô, e eles disseram que sim.
 Quando o avô acordou disse: - esta sesta foi fantástica!
 Depois disso tudo a mãe perguntou à Luísa e ao Zé se tinham arrumado o quarto e eles disseram que não, porque tinha lá acontecido uma zaragata.
 A mãe mandou-os tratar do quarto e não quis ouvir mais nada!
Catarina Serrão

Dirigiram-se para o quarto dos brinquedos, para verem o que se estava a passar.
Encontraram a Barbie da Luísa a chorar.
- O que aconteceu para estares a chorar? - perguntou a Luísa à Barbie.
- Foi o urso! Bateu-me! E só porque eu disse que o Homem Aranha do Zé é mais forte do que ele! -respondeu a Barbie.
O Zé ficou espantado e perguntou ao urso:
-  Isto é verdade?
- Sim, é verdade. Queria mostrar-lhe que eu também sou forte! - exclamou o urso.
- Pede já desculpa à Barbie! - ordenou o Zé ao urso. – Com violência não se resolve nada!
- Desculpa, Barbie. Não devia ter-te batido – disse o urso envergonhado.
- Aceito as tuas desculpas. A violência não leva a lado nenhum! - disse a Barbie.
E assim, a Barbie e o urso voltaram a ser amigos.
Depois do assunto resolvido, a Luísa e o Zé arrumaram todos os brinquedos no seu lugar. 

Mariana Isabel Amaral



Quando a Luísa e o Zé entraram no quarto de brinquedos a algazarra era enorme. Os brinquedos estavam todos desarrumados…
Havia um mistério que os meninos tinham que resolver. O Zé foi buscar a sua lupa e procurou pistas para resolver este problema. Mas por mais que procurasse pistas, não encontrava nenhuma. Então, resolveu encostar-se à parede para descansar e sentiu uma brisa que vinha da janela. A Luísa reparou que as folhas das árvores que se viam lá fora estavam a mover-se muito depressa. Os dois detetives tiveram uma ideia: o vento entrou pela janela fez o urso tombar e levantar a Barbie de forma a dar tareia nela. Com tanta foça o vento empurrou o guindaste para a beira do guarda-fatos e pum! Caiu e partiu-se.
O avô, de repente, acordou e disseram-lhe o problema do guindaste partido. Enquanto o avô arranjava o guindaste a Luísa e o Zé arrumavam os brinquedos.
O problema ficou resolvido num instante e melhor! – A mãe não se apercebeu de nada quando chegou a casa!
João Rafael

PARTES CONSTITUVAS DE UMA PLANTA COMPLETA

CARTAZ - PLANTA COMPLETA

CAULES - diferentes alturas e espessuras

terça-feira, 17 de abril de 2012

VISITA AO SEALIFE NO PORTO - expressão escrita individual.

A visita ao Sealife no Porto



No Natal de 2011, a nossa Escola participou num concurso chamado “Mola Mágica”, promovido pelo Fórum Viseu. Ganhámos o primeiro prémio que era uma viagem ao Sealife no Porto…
Sexta-feira, dia 13 de Abril de 2012, a nossa turma 2ºB, em conjunto com o 3ºA, foi de camioneta até ao Sealife. Mal chegámos, fomos comer um lanche oferecido pelo Fórum. De repente, vimos gaivotas e demos-lhes pedacinhos de pão. Depois, no Sealife, as duas turmas viram peixes e a professora tirou-nos algumas fotografias.
Então, lá começámos a nossa aventura! O Senhor Rui, o nosso guia, mostrou-nos os primeiros peixes que eram do rio Douro: a lampreia e outros peixes de água doce. De seguida, fomos aos peixes de água salgada. Lá vimos também uma estrela-do-mar. Ele explicou-nos que a estrela-do-mar abria a concha do mexilhão com as suas ventosas enquanto que nós só a conseguimos abrir com uma faca! Depois, as turmas viram um peixe parecido com a raia que pode mudar a posição dos seus olhos, chamava-se “Charroco”. Vimos os tubarões, o peixe balão, o peixe leão e as medusas ou alforrecas. Descobrimos que o peixe balão só incha quando está aborrecido. Também descobrimos que o peixe leão esguicha veneno quando estamos perto dele, e que as medusas, ou alforrecas, com os seus tentáculos põem-nos veneno no corpo. A nossa viagem continuou e passámos por um túnel onde parecia que estávamos dentro de água! Aí conhecemos a tartaruga Marisa que pesava 53Kg, mas podia atingir os 80Kg! Quando saímos do túnel encontrámos um tanque com raias e mais tubarões. O tubarão Viola não parava de nos cumprimentar! Descobrimos que os tubarões estão em vias de extinção porque os caçam para tirar as barbatanas e fazer sopa com elas. Os caçadores atiram-nos para o mar, e, como não conseguiam nadar, acabam por morrer. Também lhes tiram a pele que por ser áspera é utilizada na produção de lixas.
A seguir fomos à “Polvomania”, onde vimos polvos pequenos, grandes e médios; um dos médios adivinha os resultados do jogo de futebol! Nós aprendemos que, quando há muito barulho, esguicham tinta. Logo a seguir fomos ver e conhecer os cavalos-marinhos. Vimos muitas raias simpáticas mas também vimos umas venenosas. Entrámos num túnel pequeno onde havia peixes em aquários redondos. Depois, também vimos peixes palhaços e, num túnel por baixo do aquário, havia um depósito com dinheiro para ajudar as tartarugas!
Quando terminou a nossa aventura no Sealife, fomos almoçar e regressámos a Viseu. Quando a camioneta chegou ao Fórum, mostraram-nos as câmaras de vigilância e o que elas filmam. Fomos conhecer os corredores técnicos.
Foi com alegria que regressei para junto dos meus pais e contei as minhas novidades!
Adorei esta visita de estudo!
 João Rafael

Na sexta-feira dia 13 de abril eu, os meus colegas e a nossa professora fizemos uma visita ao Sea-Life, no Porto, para representarmos a Escola Viseu Norte que venceu o concurso da Mola Mágica.      
No autocarro deram-nos um boné branco e quando chegámos ofereceram-nos um lanche. Depois, à entrada do Sea-Life, conhecemos um senhor chamado Rui que foi o nosso guia.
Começámos por ver peixes, ouriços-do-mar e caracóis; depois entramos numa sala de estudo e o senhor Rui explicou-nos tudo sobre a vida marinha.
De seguida vimos aquários que tinham várias espécies de marinhas: o cavalo-marinho, o peixe balão, a lagosta que era enorme, as raias bebés que pareciam que estavam a sorrir, o tubarão viola e outros tubarões, a estrela-do-mar e as tartarugas. Uma das tartarugas chamava-se Marisa, era grande, tinha 7 anos e pesava 53 quilos. Quase no fim também vi um polvo enorme que deitava tinta preta.
Descobri que os tubarões nasceram primeiro que os dinossauros e que há homens que cortam as barbatanas dos tubarões para fazerem sopa.
            Achei a vida marinha muito interessante e nunca pensei que pudessem existir tantos peixes diferentes no mar.
Adorei visitar o SeaLife e gostava de lá voltar um dia com a minha família.
Francisco Lopes

A minha visita ao Sealife foi espetacular, encontramo-nos todos ao pé da escola para apanhar o autocarro que nos ia levar até ao Porto.
Durante a viagem ouvi música e falei com o meu colega Rafael.
       Quando chegámos ao Porto, vimos o edifício do Sealife e, quando finalmente entrámos, vimos um aquário pequeno, aberto por cima, que tinha peixes arco-íris pequenos, peixes vermelhos, compridos e pequenos e também vimos uma coisa esquisita, cor-de-rosa, e parecia que tinha tentáculos.
Apareceu o Sr. Rui que foi o nosso guia na visita e nos avisou que tínhamos que entrar em silêncio porque os peixes não gostavam de barulho, só do som das ondas. Mostrou-nos peixes do rio Douro que não me lembro bem do nome, depois mostrou-nos os peixes de água salgada. Havia várias raias, uma lagosta enorme que, à medida que ia crescendo, tinha de mudar de carapaça; belas estrelas-do-mar, ouriços-do-mar que, ao tocarmos neles, picavam um bocadinho. E tubarões? Pudemos apreciar alguns: tubarão viola que parecia que tinha a cabeça igual a uma raia e a cauda de um tubarão, tubarão tigre e outros mais…
O senhor Rui disse-nos que os tubarões se não nadarem ficam sem ar e morrem; algumas pessoas cortam as barabatanas dos tubarões para fazer sopa de barbatanas.
Mostrou-nos também a tartaruga Marisa com 53 kg. Explicou-nos que, por vezes, são apanhadas pelas redes de pesca e impedidas de nadar, morrendo. É, por isso, que andam a desaparecer tartarugas e tubarões no oceano.
Por fim vimos a “Polvomania” onde pudemos observar um polvo enorme.
Depois da visita fomos a uma loja ao pé da esplanada que tinha recordações para comprarmos e, onde o Fórum Viseu nos ofereceu um lanche delicioso e onde eu ofereci 5€ para ajudar as tartarugas em extinção.
Por fim, fomos novamente para o autocarro que nos trouxe para Viseu.
A Dr.ª Catarina, amiga da minha mãe, mostrou-nos a estátua da rotunda da Av. da Boavista que era um leão em cima de uma águia e que representava a nossa vitória sobre as invasões francesas.
Quando chegámos a Viseu, a Dr.ª Catarina mostrou-nos como funcionava o Fórum Viseu.
Eu gostei muito daquele dia porque pude estar com os meus colegas e aprendi mais sobre os animais!
Afonso Marques

No dia treze de abril, sexta-feira, fui ao Porto numa viagem de estudo viagem ao Sea Life ,  oferecida à nossa escola pelo Fórum Viseu, por ter ganho o concurso «Mola Mágica».

Sea Life, em português, significa (vida marinha). Aqui vimos muitos animais aquáticos tais como: o polvo, que para sua defesa larga uma tinta preta, o tubarão que apareceu primeiro que os dinossauros, a raia que parece um avião a planar dentro de água e que pode medir até 2 metros, a tartaruga que está em vias de extinção, a tímida e singela estrela-do-mar, o cavalo-marinho que mais parecia uma alga, o ouriço-do-mar cheiinho de picos, a lagosta que era enorme, a anémona que cresce consoante for bem ou mal alimentada, o peixe palhaço e outros mais.
Gostei de ver todos estes animais, mas o cavalo-marinho, a tartaruga e a estrela-do-mar foram os que mais gostei.
No Sea Life, há muitos animais em vias de extinção, exemplo disso a linda tartaruga Marisa, os tubarões e os incríveis cavalos-marinhos.  
O Sea Life, são vários aquários, onde podemos encontrar variadas zonas e oceanos que podemos visitar. Na parte dedicada ao rio Douro estava um barco Rebelo. Na polvomania havia um enorme polvo.
Foi numa bela esplanada com vista para o mar que almoçámos.    
Gostei muito da viagem ao Sea Life e espero lá voltar com a minha família!
Diverti-me imenso!
Inês Páscoa



Na passada sexta-feira dia 13 de abril, fizemos uma viagem ao Sea Life no Porto, que nos foi oferecida pelo Fórum Viseu, através do concurso de Natal a “Mola Mágica”.
  Quando lá chegámos, estava à nossa espera o Sr. Rui, o guia do Sea Life, que nos mostrou as várias espécies de peixes de água doce, como a lampreia, o peixe palhaço, entre outros com nomes esquisitos, mas engraçados. Também vimos espécies de água salgada, como a raia, o polvo que, quando se sente ameaçado, larga uma tinta preta, o cavalo-marinho, a alforreca, que quando em perigo lança umas pinças venenosas dos tentáculos, as medusas, os ouriços-do-mar, estrelas-do-mar. Vimos também várias espécies de tubarões, o tubarão viola e o tubarão tigre.
   O Sr. Rui explicou-nos que os tubarões, se não nadarem ficam sem ar e morrem; há pescadores que lhes cortam as barbatanas, para serem cozinhadas, por isso os tubarões estão em extinção, tal como as tartarugas, que são apanhadas pelas redes de pesca.
  Uma das tartarugas chama-se Marisa.
  Gostei desta viagem porque pudemos aprender algumas coisas novas    
José Manuel Santos



Na sexta-feira, dia 13 de abril, a nossa turma foi numa visita de estudo ao Sealife no Porto, juntamente com o 3ºA. Esta viagem foi o prémio que a nossa escola ganhou por ter vencido o concurso Mola Mágica, realizado pelo Fórum Viseu, em Dezembro do ano passado.

Nesse dia, cheguei à escola às 8 horas da manhã, e já lá estava o autocarro que nos ia levar ao Sealife. O meu par foi a Inês Páscoa.
Pelo caminho vimos muitas coisas interessantes: árvores , dois cavalos e algumas ovelhas.
Para além da nossa professora e de outras professoras da escola, também fomos acompanhados nesta viagem, pela Drª Catarina, que trabalha no Fórum Viseu, e a sua colega Mónica.
Quando chegámos ao Sealife, conhecemos um senhor chamado Rui, que foi o nosso guia nesta visita. Ensinou-nos muitas coisas. Quando entrámos vimos muitas espécies de peixes: o peixe palhaço, o peixe macaco, o salmão, a lagosta, o cavalo-marinho, o peixe vaca, o peixe balão, a alforreca, o peixe ouriço, a moreia, a lampreia, e muitos mais. Alguns destes animais vivem em água doce, e outros em água salgada. Também vimos várias espécies de tubarões, e disseram-nos que os tubarões e as tartarugas estão em vias de extinção e que os tubarões viveram antes dos dinossauros existirem. Mas, dos animais todos que vimos os que eu mais gostei de ver foram o polvo que tem oito braços repletos de fortes ventosas e expulsa uma tinta preta como meio de defesa largando tinta; a raia de corpo achatado; a tartaruga com a sua carapaça muito resistente e que existe tanto em água doce como em água salgada; e a estrela-do-mar com uma variedade imensa, sendo todas de extrema beleza.
De seguida, fomos para uma esplanada, onde almoçámos o que nos foi oferecido pelo Fórum Viseu.
Ao fim de almoço, tirámos algumas fotos. Depois, fomos para o autocarro para regressarmos a Viseu. Pelo caminho passámos pela rotunda da Boavista, onde vimos uma estátua de um leão em cima de uma águia, que é um monumento aos heróis da Guerra Peninsular, e que significa a vitória do Patriotismo Português (simbolizada pelo leão), sobre a águia que simboliza o Império Napoleónico.
 A Drª Catarina ia-nos a fazendo perguntas às quais uma vez mais, respondemos muito bem.
À chegada ao Fórum, fomos visitar a administração e os corredores técnicos, locais onde habitualmente só têm acesso alguns funcionários do Fórum. Vimos como é feito a reciclagem do lixo.
Entretanto, os nossos pais chegaram para nos levarem para casa.
E, foi assim a nossa visita ao Sealife, muito divertida.
Adorei este dia, e espero voltar a repeti-lo um dia mais tarde. Já pedi aos meus pais e eles ficaram muito curiosos em conhecer este magnífico lugar. Conto regressar lá em breve!
Mariana Isabel Amaral



No passado dia 13 de Abril, fui com a minha turma e o 3.º A ao Sealife, pois a minha escola ganhou o concurso Mola Mágica do Fórum Viseu.
Fomos de autocarro até ao Porto. Quando chegámos estava um guia à nossa espera, o Srº Rui que nos explicou tudo durante a nossa visita. Na entrada estava um grande aquário com vários tipos de peixes de várias cores. E assim começou a nossa bela visita pelo magnífico mundo dos oceanos e dos rios.
Vimos raias focinho de vaca, tubarões, moreias, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos, lagostas, polvos, caranguejos, medusas, peixes palhaço, um peixe vaca, um camarão limpador, uma tartaruga chamada Marisa.
Foi uma visita maravilhosa que eu adorei, os meus animais preferidos foram as raias os cavalos-marinhos e a estrela-do-mar.
Quando chegámos a Viseu ainda tivemos a oportunidade de conhecer os serviços administrativos do Fórum.
Mariana Andrade