twitter
rss

quinta-feira, 31 de maio de 2012

A MINHA IDA AO CIRCO - expressão escrita

A minha ida ao circo
Hoje, dia 31 de maio, quinta-feira, fomos ao circo.
Quando lá chegámos, começou o espetáculo, vimos um leão branco e um acastanhado, depois apareceram 5 leões, todos eles faziam o que o tratador mandava, subiam e saltavam entre os bancos.
A seguir, vimos um malabarista, que conseguiu ter sete bolas nas mãos e mandá-las ao ar, também com três pinos e até baquetas com chama. Depois apareceu um palhaço que ia saltar numa cama elástica, no meio das palhaçadas bateu com a cara na barra da cama, até parecia que lhe tinham saltado os dentes, o que nos fez rir muito. Outra palhaçada foi quando bebeu água e guardou a garrafa no meio das pernas sem tampa, até parecia que estava a fazer xixi. Voltou para a cama elástica e fez um duplo salto, e um assistente mandou-lhe um arco, que ele usou para fingir que saltava à corda, fazendo-a passar pelo corpo enquanto saltava.
A seguir entraram quatro camelos e quatro cavalos, também entraram duas lamas e um pónei, os lamas saltavam entre as bossas dos camelos que estavam deitados, para terminarem o número, os lamas saltaram por cima do pónei e saíram.
Entre outros números, houve no final o número dos pratos, uma senhora mandava-os para o ar e um senhor tinha que os apanhar e fazê-los girar numa barra.
Foi um dia diferente, com muito calor, mas valeu a pena, porque gostei muito de ir ao circo.
José Manuel Santos

No dia 31 de Maio, eu e a minha turma, fomos ao circo Vítor Hugo Cardinali. Quando entrámos na tenda e, depois de estarmos todos sentados, o espetáculo começou com uma grande salva de palmas.
O leão branco entrou e nós ficamos muito admirados com a beleza daquele magnífico animal, depois entraram os leões normais. Durante toda esta demonstração, nós, o público, estivemos sempre protegidos por umas grades de metal.
Depois vimos outros animais, como os cavalos, camelos, o pónei e as lamas. Após a saída dos animais, a tenda ficou com um cheiro muito intenso a cavalo.
O espetáculo continuou com a atuação de palhaços, malabaristas com arcos de fogo, trapezistas e uma atuação brilhante de um senhor que saltava num trampolim, chamado Ambrósio.
O espetáculo acabou com um desfile de todos os artistas, com bandeiras, pela arena do circo.
De todas as atuações a que eu gostei mais foram os animais, em especial os leões.
Gostei muito deste dia.
Mariana Paiva Andrade

No dia 31 de maio de 2012, algumas turmas da nossa escola, incluindo a nossa, fomos ao circo “ Victor Hugo Cardinali “. Esta companhia é considerada a melhor em Portugal.
 Saímos da escola por volta da 14 horas. Fomos a pé e levámos boné, água e o lanche. Fomos acompanhados de dois polícias.
Chegámos ao circo por volta das 14h30, sentamo-nos numa bancada, onde havia muitas cadeiras vermelhas.
A primeira atuação foi a dos leões. Havia um leão branco e 4 castanhos. Adorei a cena em que eles saltaram em arcos com fogo.
Seguiu-se uma atuação de um palhaço que, com a ajuda de uma senhora, equilibrava e punha a dançar pratos em cima de uns ferros.
De seguida, um palhaço com um nariz vermelho veio à plateia. Era muito engraçado.
A seguir, veio uma senhora fazer trapezismo, lá nas alturas. Virou-se para cima, para baixo e até para os lados. Foi espetacular!
Depois de algum tempo veio um senhor cujo nome artístico era Ambrósio e fez várias palhaçadas, fazendo de conta que estava bêbado, saltando num trampolim. Fingiu que batia com a cara no trampolim, partindo os óculos e os dentes; saltou para o trampolim metendo uma perna num buraco e depois a cabeça; fingia que nadava no ar, … Quando veio para o chão também fez algumas brincadeiras com uma garrafa que fingia ser de vinho, mas era água. Foi mesmo divertido! Foi a atuação que mais gostei.
Depois veio um senhor fazer acrobacias com várias bolas coloridas e depois com vários pinos.
Algum tempo depois vieram uns palhaços. Um deles era do Sporting e o outro do Benfica. Mas o árbitro era do Porto. Como eles fingiam estar aborrecidos fizeram um combate , mas ficaram empatados. Foi muito engraçado.
Também houve um senhor a andar numa roda gigante. Esta cena foi muito emocionante, pois parecia que ele ia desequilibrar-se, principalmente quando o fez de olhos vendados.
Depois atuou uma senhora muito bonita e com roupas brilhantes! Como será que ela consegue fazer aquilo sem deixar cair nenhum arco e sem se queimar quando alguns tinham fogo? Inacreditável!
Depois veio o filho do dono do circo, com vários cavalos brancos e castanhos. Aqui o que mais gostei foi quando dois cavalos dançaram a valsa! Que amorosos, pareciam mesmo apaixonados.
Seguiu-se um  intervalo de 5 minutos, e aproveitamos para lanchar.
 Após o lanche, vieram alguns camelos juntamente com cavalos, e depois apareceram dois lamas e um pónei branco. Que fofinho era este pónei! Gostaria de ter um.
Adorei esta visita ao circo e espero voltar lá em breve.
Costuma-se dizer que o circo é o maior espetáculo do mundo e, realmente é verdade, pois há uma enorme variedade de atuações, todas diferentes, mas todas fantásticas.
Mariana Isabel

Eu e a minha turma, e outras de várias escolas de Viseu, fomos assistir ao espetáculo que os artistas circenses iam apresentar.
Quando chegámos, entrámos e todos nos sentámos.
De repente, as luzes apagaram-se e começaram a aparecer novas luzes no palco e começou a sair fumo pelo ar... Lá em cima, havia muitas estrelas luminosas.
Entrou um senhor que deveria de ser o apresentador, muito bem vestido, de casaco e laço vermelho e umas calças e camisa preta. Estava muito elegante! Começou por dizer: -" Bom dia senhores e senhoras, meninos e meninas. Vai começar o espetáculo!".
O espetáculo começou com a entrada de um domador de leões, e havia um muito lindo, todo branco e outros três em tons de castanho. Todos tinham jubas enormes e o pelo parecia ser macio e sedoso. Todos os leões saltaram arcos com fogo e subiram escadas. De vez em quando o senhor usava o chicote para controlar os leões e também tinha um pau comprido com um bocado de carne espetado na ponta para os leões cheirarem e comerem!
Depois apareceu uma senhora e um senhor "cozinheiro" que fizeram acrobacias com pratos, utilizando paus. Também vi um artista malabarista que fazia malabarismo com bolas e pinos pelo ar; uma senhora fez equilibrismo numa corda, bem lá em cima, no topo. Tive medo que caísse! Também uma senhora muito elegante fazia malabarismo com arcos que usava nos dois braços e na cintura, e também os atirava para o ar.
De seguida, apareceram quatro palhaços muito brincalhões, vestidos com cores fortes, e que só nos faziam rir às gargalhadas! Eles discutiam muito e andavam sempre a zangar-se! Adorei, fartei-me de rir!
Também apareceram outros animais, as lamas de cor branca, os póneis brancos, os cavalos castanhos e os camelos brancos de duas bossas. Eram muito obedientes! Depois um artista do circo pôs-se numa roda gigante e saltou à corda e também tapou a cabeça com um saco preto de tecido e começou a correr, a correr...sem ver nada! Ainda apareceu um outro artista circense que saltou no trampolim, deu cambalhotas e fez o pino!
No final, todos os artistas tinham na mão uma bandeira que representava um país. Juntaram-se no palco e agradeceram às pessoas presentes.
Adorei. Vale a pena ir ao circo!
Bárbara Rodrigues

No dia 31 de maio, a minha turma junto com outras turmas da minha escola, fomos ao circo. O espetáculo começou, com um lindo leão branco e mais 4 leões castanhos. Fiquei tão espantada que até pensei que não eram verdadeiros. Vi que, para os manterem calmos, estavam sempre a dar-lhes de comer.
Também vimos um acrobata de nome artístico “Ambrósio”. Fartei-me de rir com a atuação dele, mas ainda mais quando ficou com a cabeça presa no trampolim.
Gostei da atuação do acrobata na roda gigante, e, quando ele vendou os olhos, arrepiei-me porque corria em cima da roda sem nada ver, o que era bastante perigoso.
De seguida, vieram os palhaços e então é que foi rir, rir até não poder mais. Vejam só que um deles na plateia se sentou no colo de uma senhora!
Um senhor que mais parecia um cozinheiro, também foi muito engraçado, a apanhar os pratos que a senhora lhe lançava e os punha a rodopiar. Depois, uma senhora muito elegante e bem vestida veio dançar com os arcos em volta do seu corpo.
Com os cavalos brancos e castanhos, veio o Vítor Cardinal Júnior, que ao tom de uma valsa dançaram como se namorados fossem.
Para terminar adorei a atuação dos camelos, do pónei e dos lamas, que saltavam por entre as bossas dos camelos que estavam deitados.
Eu amei a minha visita ao circo!
Espero um dia lá voltar.
Foi espetacular!
Inês Páscoa

O circo foi giro porque vi leões, cavalos, dançarinas e o Vítor Hugo Cardinal
Vi um leão branco e quatro castanhos e o pónei branco. Cavalos brancos, castanhos e pretos, camelos, todos muito bem treinados.
 Quando nos saímos do espetáculo fomos para a escola, descansámos e fizemos um desenho sobre o circo.
Gostei do espetáculo.  
Maria Inês   

 No dia 31 de Maio de 2012, as turmas do Centro Escolar Prof. Rolando de Oliveira foram ao circo.
Quando entrámos na tenda sentámo-nos numa bancada e aguardámos que o espetáculo começasse. O apresentador anunciou o primeiro número. Na pista apareceu um leão branco que fez muitas habilidades. Depois entraram os leões castanhos que fizeram um número de circo fantástico, passaram num arco em chamas e fizeram uma pirâmide.
O número seguinte foi de uma ginasta que estava suspensa numa corda ao teto do circo. Ela conseguiu girar o corpo, de cabeça para baixo, fazendo um turbilhão! Depois, seguiu-se o número dos pratos em movimento sobre uma barra muito fina. Puseram 16 pratos em movimento até que… alguém partiu um prato, por isso ficaram 15 pratos, mas o cozinheiro colocou um dos seus sapatos também em movimento, pelo que ficaram 15 pratos e um sapato!
O próximo número foi de malabarismo, com argolas, bolas e massas (em forma de garrafas); era um malabarista espanhol. Depois, foram os cavalos que estiveram a dar voltas e voltas à pista. Eram três cavalos e três éguas. A seguir foram para a pista os palhaços, que nos fizeram rir muito. O mais novo levou muita tareia até que os dois palhaços ficaram zangados e surgiu um combate de boxe. Eles fugiram e esconderam-se no público. Quando foi para regressarem à pista, bem, com o último foi uma trapalhice! Um exemplo do diálogo dessa trapalhice:”- Ei tu desce daí! “;“- Quem…”;“- Tu!”;“-Eu”;“- Sim”… E ficaram algum tempo neste diálogo até descerem. Começaram o boxe, o mais novo era o Benfica, o outro era o Sporting e o árbitro era o Porto. Em vez das palmadas estiveram a dizer assim: olha, olha, olha, olha …, até que, o árbitro disse: - parem, parem, parem! Têm de se bater de uma vez por todas! Então o Benfica bateu no Sporting e atirou-se para o chão… Alto! Disse o árbitro. Quando um cai não lhe podem bater! … Continuaram a lutar … Sempre a dizer muitos disparates e a fazer palermices.
O próximo número foi de um artista que saltou numa cama elástica chamado Miguel Montes que se disfarçou de empregado e fingiu que só tinha saltado no trampolim duas vezes e que se chamava Ambrósio. Fingiu que o Miguel se tinha atrasado até que se revelou ao público como o verdadeiro Miguel e saltou com uma argola na mão como se estivesse a saltar
à corda. Fez 20 saltos mortais!
Finalmente chegou o intervalo e nós começámos a lanchar. Demorou 5 minutos e depois o espetáculo recomeçou. O primeiro número da 2ª parte foi de um artista a andar numa roda gigante e em movimento. O artista fez muitos malabarismos, saltou à corda e por último fez um arriscado número com os olhos vendados. Depois, veio uma artista com arcos que giravam em volta do seu corpo e conseguiu fazer girar 15 arcos ao mesmo tempo! Usou também argolas de fogo e conseguiu!
Por fim, vimos em pista cavalos, camelos, póneis e lamas. Quando o circo terminou batemos muitas palmas.
Adorei ir ao circo!
João Rafael
 O Circo Victor Hugo Cardinali, veio à cidade de Viseu mostrar o seu espectáculo.

 Uma pessoa do circo foi à nossa escola convidar os meninos para um dos espectáculos que se ia realizar no dia 31 de Maio. Foi nesse dia em que a nossa escola foi ao circo.
Fomos ao fim de almoço a pé e, na nossa viagem, vimos uma cobra morta.
Mal chegámos, começaram com o leão branco, mas também havia leões de África, palhaços, trapezistas e malabaristas, cavalos, camelos e acrobatas. Foi divertido assistir e ver como é possível ver o domador dominar sem que os animais o ferissem. É preciso muita agilidade, técnica e muito treino para que elas obedeçam, de modo que, todos os espetadores adorem o espetáculo.
Quando chegámos à escola fizemos um desenho sobre o que gostámos mais.
Eu adorei a viagem ao circo, mesmo sendo repetido.
 Renato Alexandre Cardoso Santos



No dia 31 de maio, quinta-feira, fomos ao circo Victor Hugo Cardinali.
Quando lá chegámos ficamos todos contentes. Sentamo-nos numa bancada para assistir ao espetáculo.
Chegaram os animais: um belo leão branco, leões castanhos, cavalos, éguas, um pónei, camelos e lamas.
O domador de leões fazia-os fazer habilidades numas escadas próprias.
Vimos as atuações com os cavalos e com os outros animais.
Durante o intervalo lanchámos enquanto uns palhaços brincavam connosco. Atiravam-nos bolas.
Seguiu-se a atuação de malabaristas e trapezistas.
Adorei vê-los! Mostraram-nos o que era malabarismo espanhol.
Fiquei impressionada com a trapezista na sua corda.
Também gostei muito dos palhaços, principalmente aquela parte em que o palhaço Rabanete fazia disparates.
Para acabar, umas senhoras desfilaram com bandeiras de vários países.
Voltamos para a escola a pé, felizes e contentes.
Foi a primeira vez que fui ao circo.
Adorei! Foi uma tarde maravilhosa!
Catarina Serrão



Na quinta-feira, dia 31 de Maio, a minha escola e outras de Viseu organizaram uma ida ao circo Victor Hugo Cardinali.
Vimos um leão branco, leões castanhos, camelos, cavalos, lamas e um pónei branco.
O leão branco fazia tudo o que o tratador mandava, sentava-se, rebolava e até ia atrás de um pau com carne.
Os leões castanhos passavam pelo arco de chamas e saltavam uns por cima dos outros.
Os camelos e os cavalos andavam às voltas. Entretanto os camelos sentaram-se e os cavalos sempre à volta a rodar. De seguida, apareceram dois lamas que saltaram entre as boças dos camelos. Depois apareceu um pónei e deu três voltas à volta dos camelos.
Para além dos animais, também houve palhaços e acrobatas. Os palhaços foram muitos engraçados andavam num combate de luta contra outro senhor. Um dos palhaços tentava explicar como é que o irmão havia de fazer e ele estava sempre a fazer errado e depois o irmão disse “faz à tua maneira”, depois acabou por fazer como o irmão lhe estava a tentar explicar. Sempre que batia a um dos palhaços, ele ia ao microfone e gritava e dizia “au, ele bateu-me”.
Depois um senhor e uma senhora puserem pratos a rodar em cima de uns paus de ferro, a senhora limpava os pratos e atirava ao senhor, faltou um prato e o senhor usou a sapatilha a fingir de prato e, no fim, ela deu-lhe com um pano cheio de farinha na cara.
De seguida veio uma senhora que subiu a uma corda e prendeu o pé la no cimo e fez várias acrobacias. Também houve um senhor que saltou do trampolim, ficou com a perna e com a cabeça presa; quando saiu do trampolim bebeu um pouco de água e fez várias palhaçadas, e depois entrou de novo no trampolim e saíram-lhe 3 dentes.
No final do espetáculo apareceu o Victor Hugo Cardinali.
Foi um dia diferente e gostei muito.
Ivo Fernandes

IDA AO CIRCO CARDINALI - VISEU

quarta-feira, 30 de maio de 2012

COISAS GIRAS - D.ª Cláudia, mãe da colega Bárbara

PROFESSORA ERMELINDA, ACHEI QUE IRIA GOSTAR DE TER UM EXEMPLO DE UMA FOFUCHA E OS MATERIAS NECESSÁRIOS PARA A SUA CONFEÇÃO.
TAMBÉM ENVIO O MOLDE DE UM CATAVENTO, SUPER FÁCIL DE FAZER E OS MIÚDOS VÃO ADORAR. E, MAIS IMPORTANTE, DIVERTIDO DE FAZER, FÁCIL E BARATÍSSIMO.
DIVIRTAM-SE!
BEIJINHO DE AMIZADE.
CLÁUDIA  









TANGRAN

terça-feira, 29 de maio de 2012

CARTA RESPOSTA AO "PAI DA GLÓRIA"

Querido pai,

Quero, com estas simples palavras, agradecer-te com carinho o presente que me enviaste. A fadinha é fofa e muito bonita. Com ela consigo adormecer, sem que ninguém fique acordado toda a noite.
Os sonhos que tenho com ela são tão felizes, que parecem reais. Gosto tanto deles que os conto a todos os meus amigos.
Pai acredita que nunca mais me separo da minha linda fadinha!
Espero que um dia deixes o mar de vez, e voltes para nós.
Com muitas saudades, mando-te um beijo do tamanho do mundo ou desse teu mar tão imenso!
Glória
Inês Páscoa

Querido pai,

Muito obrigado pelo teu presente, adorei a Fadinha de Olhos Fechados! Ela conta-me histórias de encantar e ajuda-me a adormecer nos dias em que não tenho sono. 
A Fadinha de Olhos Fechados tornou-se a minha melhor amiga; conta-me todos os seus segredos e eu conto-lhe os meus.
Vive confortável no meu quarto, debaixo da minha almofadinha de penas que está em cima da minha cama e, onde pode ver o belo luar pela minha janela ou espreitar-me pela porta, ou ainda acompanhar-me à casa de banho…
Pai, depois de me teres dado a Fadinha, nunca mais voltei a ter dificuldade em adormecer pois, com ela, sinto-me mais protegida e já não tenho medo do escuro. Nunca a vou largar, pois sem ela, eu não consigo adormecer nem sonhar com histórias felizes.
Pai muito obrigado pela Fadinha dos Olhos Fechados e, já sabes que gosto muito de ti.
                Um abraço doce e um beijinho da tua filha,
                Glória
Mariana Andrade

Querido pai,
Obrigado pela Fadinha de Olhos Fechados. É a melhor prenda que alguma vez alguém me deu.
Agora, todos os habitantes da aldeia como o padeiro, a prima Vera e a professora já podem dormir melhor, tal como eu.
Pai, como sugeriste, guardei a minha Fadinha dentro da almofada. Assim, todas as noites, sonho com as histórias mais bonitas que alguma vez me contaram; tenho noites muito tranquilas, e acordo sempre com alegria e boa disposição. 
É como uma caixinha de surpresas! Nunca me quero separar dela! Vou levá-la sempre comigo para onde quer que vá. Assim nunca terei medo, estarei sempre bem acompanhada!
Obrigado, uma vez mais, querido pai. És o melhor pai do mundo!

Gosto muito de ti.
Mil beijinhos cheios de doçura da tua filha que te adora,
Glória
Mariana Isabel Amaral

Querido Pai,

Querido pai adorei a tua prenda porque me ajuda a dormir.
Consegue adormecer-me mesmo quando há muito barulho. Vive na minha almofada e ninguém sabe que ela existe. É a minha melhor amiga.
Enquanto sonho, conta-me histórias lindas e cheias de aventuras.
Espero voltar a receber uma carta tua a contar-me as tuas aventuras de marinheiro.
Um grande beijo da tua filha,
Glória
Ivo Fernandes

Querido Pai,
Gostei muito da Fadinha que me enviaste, obrigado! Se não fosses tu eu não adormecia sozinha, e ainda me tinham de vir contar histórias.
Como tu foste tão querido, quando vieres, vou contar-te todas as histórias que a Fadinha me tem contado durante os belos sonhos que tenho, e que também vou contar aos meus colegas de turma.
 Ainda bem que existem fadas, nunca mais me separo da minha almofada, já que ela vive lá!
 Um grande beijo do tamanho do mundo. Gosto muito de ti. 
Glória
José Manuel Santos

Querido Pai,

Começo por dizer-te que tenho muitas saudades tuas e agradecer-te a Fadinha de Olhos Fechados que me enviaste dentro de uma lindíssima caixinha.
Coloquei-a debaixo da minha almofada para me ajudar a adormecer sem a ajuda de ninguém.
Tenho tido belos sonhos com histórias maravilhosas que conto aos meus colegas. Quando regressares dessa tua viagem, também tas hei  de contar.
Eu e a mãe temos trepado à macieira que plantaste com tanto carinho para nós, no alto da montanha, aqui pertinho de casa. São as maçãs mais doces do mundo!
 Para ti, tenho uma caixa de bombons e um beijinho tão doce como a maçã.
Enquanto durar a tua viagem, lembra-te das muitas aventuras que vivemos juntos.    
João Rafael

Querido Pai,


Estás bem de saúde? Eu estou ótima! Obrigada por me teres enviado esta carta muito carinhosa e o presente.
Gostei muito da Fadinha de Olhos Fechados. Passei a dormir muito bem e a sonhar com histórias que ela me conta. São todas tão engraçadas e maravilhosas que até os meus colegas as adoram ouvir.
Continua a enviar-me cartas a contar as tuas aventuras e, quando chegares, vamos rir-nos juntos.
Lembra-te que o meu amor por ti é muito forte. É a magia do amor a bater no meu coração. Eu sei que também me amas muito e rezas por mim todos os dias! Bons sonhos …
Um grande beijo e um abraço apertado da tua filha Glória.
Maria de Fátima Pomar


Querido Pai,

Eu fiquei muito feliz quando recebi a tua cartinha.
Desde o dia em que recebi a Fadinha dos Olhos Fechados, passei a dormir melhor todas as noites.
Agora durmo de olhos bem fechados, e todas as noites a Fadinha conta-me lindas histórias
de encantar!
Sabes pai, ontem à noite, a Fadinha de Olhos Fechados, contou-me a história de uma menina que escrevia uma carta ao pai a dizer que gostava muito dele e que era o seu melhor amigo!
Pai vou terminar a minha carta com beijinhos e saudades tuas.
Vou deitar-me e adormecer nas palavras da Fadinha, e de olhos bem fechados!
Adoro-te, Glória
Bárbara Rodrigues

"A MENINA QUE DORMIA A SORRIR" de Isabel Zambujal


Conforme falámos na sala de aula, o excerto que hoje lemos - "A carta da Glória" ao seu pai, faz parte do livro de Isabel Zambujal "A menina que sorria a dormir".

Lembram-se?

"Esta é a história da Glória, uma menina que precisava de ouvir histórias enquanto dormia. Por isso, a sua família e amigos ajudavam, um de cada vez, no sono da menina. Como "perder uma noite de sono com tanta frequência não deixa ninguém bem-disposto", era necessário encontrar uma solução para o problema da Glória. Uma história sobre histórias, com encanto e humor."

INSTRUMENTOS DE MEDIDA

"RISOS E GARGALHADAS" - visitaram a nossa escola


Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, o Forum Viseu gostaria de convidar as Escolas que estiveram presentes no Concurso Mola Mágica para participarem numa ação cujo objectivo é a sensibilizaçãodos alunos e dos nossos visitantes para esta temática.

Com o mote “Como podemos proteger oAmbiente?” propomos às escolas que nos ajudem a responder a esta questão através de mensagens escritas e/ou desenho.

A dinâmica da acção será a seguinte:

- entre os dias 22 e 24 de maio, a empresa Risos e Gargalhadas deslocar-se-á a cada uma das escolas convidadas para entregar uma folha que deverá ser utilizada para fazer o trabalho;

- entre os dias 28 e 31 de maio, em data pré-agendadaaquando da entrega das folhas, a Risos e Gargalhadas irá a cada uma das escolas para realizar uma animação cujo tema é o ambiente e na qual serãodadas sugestões para a realização dos trabalhos; 

Para qualquer informação ou pedido de esclarecimento,deverá contactar o Departamento de Marketing do Forum Viseu através donúmero 232 439 600.

Agradecemos, desde já a vossa colaboração e empenho.

Atentamente,
Catarina Mané
Marketing & CommercialAssistant - Forum Viseu

CARINHOS

domingo, 27 de maio de 2012

FLOR FEMININA DO KIWI

Foto Profª Ermelinda Bordonhos

O kiwi é um dos frutos com maior concentração em vitamina: tem uma concentração três vezes superior à da laranja.

COELHO - Orictolagus cuniculus


Fotos prof.ª Ermelinda Bordonhos
O coelho é um dos animais domésticos mais característicos da quinta. Ainda é possível encontrá-lo em liberdade, com muita facilidade, e é cada vez mais procurado como animal de companhia, mas é nos animais de quinta que melhor se enquadra.  Na quinta, o coelho vive na coelheira. 
Aproveita-se a sua carne para alimentação humana e, em alguns casos, a sua pele é usada na confeção de casacos, embora este aproveitamento dependa das tendências da moda.
Os coelhos podem viver cerca de 10 anos e pesar mais de 6 kg.

sábado, 26 de maio de 2012

BEBÉ OURIÇO

Espero que gostem.

VISEU NORTE - CARTAZ VENCEDOR - 4.ºB - VII Sessão Plenária da Assembleia Municipal Infantil 2012

CENTRO ESCOLAR VISEU NORTE - CARTAZ VENCEDOR - 4.ºB - VII Sessão Plenária da Assembleia Municipal Infantil 2012

Parabéns à turma do 4.º B e à  professora Celeste Alves, pelo maravilhoso cartaz apresentado pelos seus alunos, e que saiu vencedor. 

Mais uma vez a nossa escola esteve em evidência. Em cada dia/projecto, os seus professores continuam grandes missionários, numa entrega clara aos seus alunos, escola e comunidade educativa.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

GAFANHOTO

Apanhado no jardim da nossa escola, este gafanhoto fez as nossas delícias!


quarta-feira, 23 de maio de 2012

SÃO HORAS DE IR AO PARQUE DOS ANIMAIS - Girassol


A nossa colega Catarina trouxe-nos um livro que falava sobre horas, o que veio mesmo a calhar. Obrigada Catarina.

VIVA A SELEÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

O nosso colega Afonso trouxe uma bandeira da Seleção Portuguesa de Futebol

CARINHOS


O José Manuel mal viu uma joaninha quis logo trazê-la para a professora e colegas. Depois... voltou a ser livre no jardim da nossa escola.
A Maria Inês trouxe rosas brancas do seu jardim. Lindas!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

E.M.R.C. - visita ao Santário de Fátima




A mãe do nosso colega Iury, Patrícia Dias, teve a bondade de nos ceder estas fotos maravilhosas  dos nossos colegas que  foram visitar Fátima com a Professora Sandra, professora da Disciplina E.M.R.C., Professora Márcia e as mães do Iury e da Mariana Frias.
Estão lindos e felizes!

OURIÇOS - lindos! Só não são verdadeiros...

Foto professora Ermelinda Bordonhos

HORAS

AS HORAS

sexta-feira, 18 de maio de 2012

LAGARTA















O nosso colega José Manuel encontrou esta lagarta e, claro, trouxe para a apreciarmos.

DOCES PRAZERES

UMA BELEZA SEM CONTESTAÇÃO



Fotos Professora Ermelinda Bordonhos

IDA À NOSSA BIBLIOTECA

DIA INTERNACIONAL DO FASCÍNIO DAS PLANTAS

Comemora-se pela primeira vez o Dia Internacional do Fascínio das Plantas - 18 de maio um dia a não esquecer.
A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa organizou uma Feira das Plantas, ao ar livre, com produtos de origem vegetal, seminários e actividades para crianças e idosos.
Na feira das plantas houve flores comestíveis, provas de azeites, cosméticos, doces e sumos orgânicos, plantas medicinais e outras. Falou-se sobre a origem das plantas, os segredos do chá... 

Este fascínio passa pelas utilidades que as plantas têm vindo a ter ao longo da história quer como produtos alimentares, ornamentais ou medicinais. 
Foto Professora Ermelinda Bordonhos

quinta-feira, 17 de maio de 2012

VISEU - FESTA DOS MUSEUS

DIA MUNDIAL DA INTERNET

Nesta quinta-feira, dia 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006. Na ocasião também ficou estabelecido que nesta data ainda seriam lembrados os dias da Sociedade da Informação e das Telecomunicações.

Uma breve passagem  pela história da Internet dá conta de que a rede mundial de computadores surgiu em plena Guerra Fria e seria usada para fins militares. Somente em 1990 a Internet começou a alcançar a população em geral, e desde então, tem mudado os hábitos da população mundial.

Hoje em dia, pouco mais de 20 anos após sua popularização, a rede mundial de computadores é instrumento de trabalho, estudo e diversão. Os serviços mais diversos também podem ser realizados através de um clique. 
Isso tudo sem falar das redes sociais. Rápida evolução da Internet aponta que os sítios de relacionamento tiveram o seu ponto alto em 2006 com o pioneiro Orkut. Hoje Facebook e Twitter são os mais utilizados pelos internautas.
Ainda existem muitas discussões sobre as vantagens e desvantagens que a internet e sua popularização geraram para a humanidade, mas o que não se pode negar é que ela nasceu, cresceu, reproduziu e dificilmente irá morrer. 

CANTINA ESCOLAR - Centro Escolar Viseu Norte


AS PRIMEIRAS CEREJAS - obrigada Leonor