twitter
rss

quinta-feira, 28 de junho de 2012

FRANCISCA, nome definitivo da Riscas


Correio da Manhã - "CIDADE DE VISEU LIDERA EM QUALIDADE DE VIDA"

Cidade de Viseu lidera em qualidade de vida

Viseu foi eleita a cidade com melhor qualidade de vida, num estudo realizado pela DECO-Proteste que tem como base um inquérito respondido por pessoas residentes nas capitais de distrito de Portugal Continental e ainda no Funchal, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada. O inquérito foi realizado também em mais 103 cidades de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil. Na classificação internacional, Viseu ficou no 10º lugar.

A cidade de Viriato renova, assim, um ‘título’ que já tinha conquistado em 2007, altura em que foi considera a 17ª melhor cidade da Europa para se viver. Num estudo publicado na Proteste do mês de Julho, são avaliados diversos parâmetros como o acesso à habitação, saúde, educação, a mobilidade, a paisagem urbana, o meio ambiente, a segurança e criminalidade, o emprego e mercado de trabalho, a qualidade do comércio e serviços, cultura, lazer e desporto e o planeamento e gestão municipal.
Numa escala de 0 a 100, Viseu obteve 85 no item dos restaurantes e 81 na limpeza. Como negativo, responderam a não facilidade em encontrar emprego (33), o consumo de drogas (44) e o crime (48). Depois de Viseu, segue-se Funchal, Angra do Heroísmo e Castelo Branco.
No fundo da tabela surge Setúbal e Lisboa. A segurança e a criminalidade estão entre as maiores preocupações dos habitantes destas cidades. Os residentes em Lisboa responderam como mais positivo, com 78 valores, a facilidade em encontrar um hospital privado, disponibilidade de meios de diagnóstico e a facilidade em encontrar um centro comercial.
(in Correio da Manhã, 27 de junho)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

EXPRESSÃO ESCRITA - "As minhas férias de verão"

As minhas férias de verão
A minha primeira semana de férias está a ser divertida.
No sábado, fui com o meu irmão cortar o cabelo, já incomodava…
No domingo, fui ver as Cavalhadas de Teivas com a minha madrinha. Foi bonito. Vimos bombos, cavalos (um deles já estava muito agitado), carros alegóricos feitos com muita imaginação: um peixe, uma cegonha, um urso, um senhor a cortar um tronco, as lavadeiras, e outras coisas engraçadas.
Ao fim do almoço, fui com os meus pais e o meu irmão a casa dos meus avós paternos, brinquei com o meu irmão e os meus primos. Jogámos à bola mas eu, não consegui marcar muitos golos.
Durante a semana, como não tenho horário a cumprir, estou de férias, levanto-me entre as 9:30h e as 10:30,tomo o pequeno-almoço e vou com a minha mãe à padaria. A seguir ao almoço brinco com o meu irmão, que também está de férias. Brincamos com legos, jogamos às escondidas, lanchamos e vamos ao parque.
Ao fim de jantar, enquanto a minha mãe vai caminhar, fico a jogar cartas com o meu irmão e com o meu pai. Jogamos ao uno, ao poker de brincar ou a outro jogo qualquer.
Para já estou a gostar das férias. Bem precisava de descansar.
 José Manuel Santos

sábado, 16 de junho de 2012

BOLO FINALISTAS

FESTA PARA OS FINALISTAS - 4.º ANO

FOFUCHA da Bárbara

A mãe da nossa colega Bárbara mandou-nos esta Fofucha, feita por ela, para a podermos apreciar. Está muito linda Parabéns!

FOFUCHAS - como fazer

JOANINHA DE DUAS PINTAS - "Adalia bipunctada"

Joaninha é o nome popular de um inseto. Possuem corpo semiesférico, cabeça pequena, patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por carapaça quitinosa. Há cerca de 4500 espécies dentro deste grupo, distribuídas por 350 géneros, que se distinguem pelos padrões de cores e pintas da carapaça.

As joaninhas são predadoras. Alimentam-se de moscas da fruta e outros tipos de insetos. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores.


A "RAPOSA" da Mariana Andrade

HAMSTER do João



Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.
É também o nome vulgar de um roedor nativo da Síria (Mesocricetus auratus), encontrado no mundo todo como animal de estimação ou como cobaia.
Possui grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam estar sempre a roer para evitar que cresçam demais.
O tempo de vida médio dos hamsters é de dois anos.
A palavra hamster tem sua origem na palavra alemã "hamstern" que significa "acumular" ou "armazenar", uma referência às suas bochechas.
Poucas espécies de hamsters são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser dócil e carinhoso.
O hamster Sírio tem corpo alongado e a pelagem de cores variadas, branco, preto ou amarelo.
Uma característica muito interessante do hamster é o fato de eles morrerem de pernas para o ar ao contrário dos outros roedores, que morrem deitados.
De acordo com as pesquisas científicas, um hamster é capaz de imitar tudo o que vê até que seja na televisão, qualquer outro animal da sua espécie, tornando-se assim um animal muito inteligente.
Wikipédia

HERBÁRIO - Projeto do 2.A, 2ºB e 2ºC

Poderá ver este Herbário na escola Prof. Rolando de Oliveira aquando das avaliações.

MARCHAS SANTOS POPULARES - AVENIDA EUROPA

E.M.R.C. - professora Sandra Melo Figueiredo



Caros Pais e Encarregados de Educação
Em primeiro lugar quero saudá-los pelos vossos filhos e pela coragem em se afirmarem como educadores, nos dias difíceis que correm.
Dirijo-me a vós, em mais uma época de matrículas, apresentando a disciplina que leciono.
EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica, uma disciplina de oferta obrigatória, por parte de todas as escolas, e de frequência facultativa.
A disciplina de Educação Moral, não é nem pretende ser, nem deve ser catequese. É sim um espaço disciplinar, de direito próprio, que não deverá depender de outras disciplinas e/ou atividades, onde se pretende fazer uma aproximação cultural com base científica, à dimensão do religioso e às suas propostas, sempre atuais, propondo aos alunos mais uma perspetiva de análise da nossa existência, da nossa sociedade, da nossa cultura e da nossa religiosidade. É também um espaço de reflexão acerca dos valores sociais, éticos e morais, com o intuito de enriquecer, o mais possível, a formação integral do ser humano.
A partir do próximo ano letivo, todos vós tereis à vossa disposição a possibilidade de inscrever os vossos filhos na disciplina de Educação Moral. Basta para isso, dizer, no ato da matrícula dos vossos filhos, que querem que eles frequentem a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
Tal como vós, primeiros e mais responsáveis educadores, também nós pensamos que a sociedade exige cada vez mais um conhecimento global. A dimensão religiosa faz parte integrante da vida humana.
Grata pelo tempo por vós dispensado a esta carta e colocando-me à vossa inteira disposição, subscrevo-me com estima e consideração.

Professora Sandra Melo


Aqui têm o link do blog da disciplina    http://emrcumaopcaocomsentido.blogspot.pt/ que os pais devem consultar para ver o que se faz e promove na disciplina.
Os vídeos que se seguem também ao vosso dispor:




FÉRIAS ATIVAS

Uma oportunidade única para ter os seu filho ocupado, enquanto espera pelas suas férias. Professores que os vossos educandos já conhecem e atividades fantásticas. Se não precisa passe o seu papel de inscrição, ofereça-o a quem  necessita desta oportunidade. Como podem verificar, tem o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Agrupamento Dr. Azeredo Perdigão e da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Viseu Norte.
Todos o Corpo Docente possui  Licenciatura  e Mestrado em ensino.



sexta-feira, 15 de junho de 2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

INFORMAÇÃO - ATENÇÃO

A Coordenadora de estabelecimento, professora Glória, fez saber o seguinte:

15 de junho: Encerramento do ano letivo. As atividades decorrerão no horário normal, ou seja, das 9h às 17h e 30. Devem trazer o lanche normal para a manhã,l sendo o da tarde oferecido pela escola.

28 de junho: entrega das avaliações das 8h 30m às 13h.

A Coordenadora, professora Glória, deseja a todos umas Boas Férias.

ARTICULAÇÃO - E. de EDUCAÇÃO/PROFESSORA - MANJERICOS



Como sempre fantásticos na colaboração com a escola, em particular com a professora. O meu muito obrigada a todos vós que sempre me apoiaram e me deram a vossa confiança na orientação nas aprendizagens dos vossos (nossos) filhos.
Ermelinda Bordonhos

RISCAS - Gatinha - último membro da família

quinta-feira, 7 de junho de 2012

LIBÉLULA (libellula depressa)

Libellula depressa  esta espécie possui manchas na base das 4 asas. Possui igualmente um abdómen mais largo e curto e manchas laterais amarelas nos segmentos abdominais 3 a 8, que vão desaparecendo com a idade. Os machos imaturos e as fêmeas possuem corpos castanho-amarelados e os machos maduros abdómen azul claro. Ambos os sexos possuem grandes manchas no topo do tórax.  

Habitat: Uma grande variedade de pontos de água estagnada, especialmente charcos pequenos, soalheiros e pouco profundos. É uma das primeiras espécies a chegar a charcos recém-criados Período de Voo: Do final de Abril até meados de Setembro. 
Distribuição: Uma das espécies mais comuns da Europa, estende-se até à Ásia Central.
O Afonso trouxe-nos esta preciosidade e, a professora fotografou.

LUCANUS CERVUS - vulgo vaca loura macho

O Lucanus cervus é um insecto pertencente a ordem dos Coleópteros e é o maior insecto dessa ordem existente em Portugal. Está presente também em toda a Europa e Médio Oriente com exceção do Norte da Europa, Sul da Península Ibérica.
Esta espécie costuma ter como habitat bosques e florestas de folha caduca, mas também pode ser encontrado em parques e jardins (onde foi encontrado o nosso).
A população desta espécie está em declínio e deveria ser preservada.

Fotos professora Ermelinda Bordonhos

DIA MUNDIAL do MEIO AMBIENTE - concurso

""Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado a cada 5 de junho, tem o Brasil como sede das festividades deste ano." 


Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, o Forum Viseu convidou as Escolas que estiveram presentes no Concurso Mola Mágica para participarem numa acção, cujo objetivo é a sensibilização dos alunos e dos visitantes para esta temática.
Os trabalhos realizados ficarão expostos no Forum Viseu entre 5 e 17 de junho e, desta vez, é o público que elege o melhor através do seu voto.
A votação dos trabalhos por parte do público será feita nos dias 9 e 10 de junho, entre as 15h e as 19h, no Lugar da Brincadeira situado no piso 2, junto à exposição.
Vote no trabalho que a nossa escola apresentou.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

"O CILINDRO TONTO" - JOÃO RAFAEL CAMPOS


EXPOSIÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR VISEU NORTE

PENTAMINÓS


Os pentaminós são utilizados eficientemente na compreensão e exploração de semelhanças, simetrias, perímetros e áreas. Em certas atividades iniciais, são estimulados processos de classificação, ordenação e descoberta de padrões.



segunda-feira, 4 de junho de 2012

RECEITAS DE BOLOS

                                                     Bolo de chocolate        
Ingredientes:
8  ovos
2 canecas de açúcar
2 canecas de farinha
2 canecas de chocolate
1 caneca de água a ferver
1 caneca de óleo
1 colher de chá de fermento

Modo de preparação: bate-se os ingredientes todos em conjunto. Unta-se a forma e vai ao forno. Enquanto se bate o bolo, liga-se o forno no máximo, depois, quando for para pôr o bolo a cozer, reduz-se para 180 graus.
  Inês Páscoa

Bolo de Iogurte

ingredientes:

- 4 ovos;
- 1 iogurte de aroma do sabor que preferir;
- 2 açúcar;
- 3 farinha;
- 2 óleo

USAR A EMBALAGEM DO IOGURTE COMO MEDIDA.

preparação:

- Pré-aquecer o forno a 220º durante 15/20 minutos de acordo com a potência do forno,
- Retirar o iogurte da embalagem e colocar numa taça pequenina para usar a embalagem como medidor;
- Numa tigela colocar os 4 ovos e as 2 medidas de açúcar e mexer com uma batedeira ate ficar esbranquiçado (como não tenho batedeira resolvi usar a varinha magica e resultou na perfeição, experimentem),
- Em seguida colocar as 2 medidas de óleo e continuar a mexer com a batedeira/varinha magica,
- Colocar o iogurte e continuar a mexer com a batedeira/varinha,
- Juntar as 3 medidas de farinha e ir mexendo com a batedeira/varinha de forma a que a massa fique uniforme,
- Untar uma forma com margarina e farinha,
- Colocar a massa que estava na tigela na forma e levar ao forno durante aproximadamente 30 minutos a 200º dependendo da potencia do forno.
- E está pronto, fácil, rápido e muito bom :)
Mariana Paiva Andrade



Bolo de Coco

Ingredientes:


200g de manteiga;
200g de açúcar;
4 ovos separados;
4 colheres de sopa de coco ralado;
4 dl de leite;
200g de farinha com fermento


Preparação: Bata a manteiga com o açúcar peneirado até obter um creme, junte as gemas uma a uma, em seguida o coco e o leite. Bata muito bem e junte por último as claras em castelo alternando com pequenas porções de farinha. Misture delicadamente e vai a cozer no forno.
Renato Santos


Bolo de iogurte de morango
Ingredientes:
- 1 Iogurte de aroma de morango
-3 Medidas de açúcar (copo de iogurte)
-3 Medidas de farinha (copo de iogurte)
- 1 Medida de óleo (copo de iogurte)
-4 Ovos inteiros
-1 Colher de chá de fermento
Preparação:
                Juntar tudo num recipiente e mexer bem. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Levar ao forno previamente aquecido em lume médio ou 180ºc, cerca de 30/40 minutos. Para verificar se está bem cozido, confirmar com um palito. 
 Beatriz Dantas da Costa

Bolo de iogurte 

Ingredientes:
1 iogurte (natural ou de aroma)
2 copos de farinha
2 copos de açúcar
1/2 copo de óleo
3 ovos
1 colher de chá de fermento

    Nota: O copo que serve de medida é o do iogurte.

Preparação:
Liga-se o forno e deixa-se aquecer.
Enquanto isso, misturamos os ingredientes todos   numa saladeira e batemos até obtermos uma massa fofinha.
Unta-se uma forma com manteiga e um pouquinho de   farinha. Depois é verter a massa para dentro da forma e meter no forno mais ou   menos 30/40 minutos.
Vamos espreitando e logo que esteja bem cozidinho,   é tirar, deixar arrefecer e comer!!!
Catarina Serrão

PÃO DE LÓ

INGREDIENTES

10 ovos
2 canecas de açucar
2 canecas de farinha sem fermento Branca de Neve
1 colher de chá de fermento Royal
1/2 chávena de leite

PREPARAÇÃO

Numa tigela grande, separar as gemas das claras.
À parte, bater as claras em castelo, até ficarem bem firmes, e aguardar.
Na tigela grande, deitar as duas chévenas de açúcar e misturar com as gemas até obter um creme bem amarelinho e cremoso. Deve mexer até o creme criar bolhas.
A seguir, misturar aos poucos a farinha, envolver bem e a seguir, deitar o fermento.
Deve a seguir deitar o leite e envolver bem para ficar a massa mais macia.
Último passo é introduzir as claras em castelo na massa, envolver muito bem e colocar na forma do bolo.

Deve ligar o forno a 180º, antes de iniciar a receita, pois convém estar bem quente, para o bolo crescer e ficar fofo. Se quiser, coloque uma folha de prata sobre o bolo para este não queimar na parte superior do mesmo.
Deixar cozer o bolo durante cerca de 45min, consuante o forno.

Quando cheirar a bolinho, já sabes, está pronto a comer!
BOM APETITE!

Nota: A forma não deve ser untada com manteiga ou outro tipo de gordura ou farinha.
A massa é colocada na forma limpa e seca.
Assim que o bolo esteja cozido, retirar do forno e virá-lo ao contrário( não cai, não tenhas medo) e colocá-lo em cima de um copo até arrefecer.
Esta técnica é muito boa, porque faz com que o bolo não desça, e fique enorme, enorme!!!!
Bárbara Rodrigues

Bolo de laranja
Ingredientes:
1 chávena de farinha
1 chávena de açúcar
3 ovos
½  chávena de óleo
½  chávena de sumo de laranja
Raspa de ½ laranja
1 colher de café de fermento
Preparação:
Liga o forno para aquecer nos 180 graus.
Bate o açúcar com os ovos e junta a farinha com o fermento, junta o óleo, o sumo e a raspa da laranja, bate muito bem.
Vai ao forno mais ou menos 45 minutos, numa forma de buraco, untada e polvilhada.
Desenformar frio.
José Manuel Santos



Bolo de Chocolate 

Ingredientes :

6 ovos
2 canecas de açúcar
2 canecas de farinha
1 colher de café de fermento
1 caneca mal cheia de óleo
1 pacote ( 125 g ) de chocolate em pó
1 caneca de água a ferver

Modo de preparação :

Partir os ovos para um recipiente e batê-os. Depois, juntar o açúcar e bater até obter uma massa homogénea. Juntar a farinha e o fermento, batendo sempre. Em seguida, juntar o óleo, e depois o chocolate. Por fim, adicionar a água a ferver. Bater tudo muito bem.
Untar uma forma de bolo ( convem que seja grande porque o bolo cresce bastante ) com manteiga e polvilhar com farinha.
Verter o preparado para a forma.
Vai ao forno a 180º C . O tempo de cozedura varia, consoante o tipo de forno ( +-  30, 40 min ).
Desenformar o bolo, quando estiver morno.
Mariana Isabel Amaral



INGREDIENTES
Ø  125 g de manteiga
Ø  1 tablete de chocolate amargo (200 g)
Ø  250 g de açúcar
Ø  100 g de farinha
Ø  1 colher (chá) de fermento em pó
Ø  6 ovos
Ø  1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARAÇÃO
Tire duas barras à tablete e guarde-as. Derreta o restante chocolate, juntamente com a manteiga, em banho-maria.

Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. junte-lhe o chocolate e manteiga derretidos, a farinha, previamente misturada com o fermento, e as claras em castelo, mexendo sempre. Vaze o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno para cozer. Entretanto, prepare a cobertura derretendo o restante chocolate e a colher de manteiga em banho-maria. Uma vez o bolo cozido, deixe arrefecer e cubra-o com este creme.
 João Miguel Duarte Neves

EXPRESSÃO PLÁSTICA - O circo