twitter
rss

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O INÍCIO DO PLACAR OUTONAL

A MINHA IDENTIDADE

ÁRVORES DE OUTONO (continuação)

SOU UMA GULOSA


Obrigada a quem me alimenta esta gulodice por figos.
Beijinhos

HISTÓRIA DA MINHA VIDA


Eu chamo-me Mariana Isabel Dias Amaral e tenho 8 anos. Nasci em Portugal, em Viseu no hospital de S. Teotónio, no dia 17 de janeiro de 2004.
Quando nasci, fui viver para um apartamento no Bairro de Santo Estevão onde os meus pais moravam, mas por pouco tempo, pois eles mandaram construir uma vivenda em Orgens, onde vivo desde os meus 9 meses de idade. O meu pai chama-se José Manuel Lopes do Amaral e tem 39 anos. A minha mãe chama-se Maria Helena Correia Gregório Dias do Amaral e tem 36 anos.
Os meus vizinhos são os meus avós. Eu adoro-os!
Nestes primeiros anos de vida ocorreram muitos acontecimentos importantes: a ida para o infantário quando tinha 2 anos; o meu batizado a 26 de setembro de 2004 tinha eu 8 meses; a entrada para a escola primária há dois anos atrás, e muitos outros.
No próximo ano, mais concretamente no dia 2 de junho de 2013, também vai haver um acontecimento muito importante na minha vida: a minha primeira comunhão, uma vez que ando no 3ª ano da catequese da minha paróquia – Orgens.
Para o ano também vou ser a menina das alianças, no casamento da minha vizinha, que se chama Andreia. Ela já me deu o vestido. É lindíssimo!
O que mais gosto de fazer nos meus tempos livres é ir para a natação, brincar com os meus amigos, brincar e passear com os meus pais e reunir a família, que é sempre muito divertido!
E esta é a história da minha vida!
Mariana Isabel

Sou o Renato, tenho 7 anos, sou loiro de olhos azuis. Sou muito vaidoso e gosto de andar sempre limpo e bem arranjado. Sou muito bem-educado trato bem os meus pais, os meus colegas e a minha professora.
Vivo desde o dia em que nasci num modesto apartamento no Bairro da Barrosa em Abraveses; é um local muito agradável porque é muito sossegado e tem muitos espaços verdes, assim como, muitas árvores que nos dão muita sombra no Verão e também tem um parque para as crianças brincarem.
Um grande acontecimento foi sem dúvida o meu nascimento, onde o mundo ficou mais rico com a vinda de um menino como eu, também ficou mais rico com o nascimento do meu mano de que gosto muito.
As pessoas da minha vida são os meus pais e o meu irmão, mas também não me posso esquecer de toda a minha família que é muito importante tais como os meus avós, maternos e paternos, os meus tios e os meus primos.
Atualmente a minha vida é quase idêntica à de todos os meninos, de manhã, levanto-me e vou para a escola o dia todo, ao fim da escola vou para casa; estou um bocadinho com os meus pais, faço os trabalhos de casa e vou para a cama para estar pronto para uma nova etapa no dia a seguir.
É assim a história da minha vida.
Renato

Chamo-me Inês Isabel Correia Páscoa, tenho 7 anos.
Vivo com os meus pais numa aldeia de S. Pedro do Sul, cujo nome é Drizes, mas vivi os primeiros anos da minha vida, na casa da minha avó paterna.
Na minha vida, ainda não houve muitos acontecimentos importantes mas, há alguns que me marcaram mais. Por exemplo: o meu primeiro dia na pré-escola em que chorei muito, pois não queria lá ficar, mas sim, ir com a minha mãe para casa dos meus avós maternos. Outro acontecimento foi, quando fui pela 1ª vez para a escola primária porque, o que eu mais queria, era aprender a ler e a escrever. Nesta altura, já não me custou tanto e até gostei, tinha lá alguns dos meus colegas da pré-escola.
Os meus pais estiveram sempre presentes nestes momentos da minha vida, como não podia deixar de ser, são as duas pessoas que mais amo. Não esquecendo os meus queridos avós, que muito ajudam os meus pais, são eles que cuidam de mim quando eles estão a trabalhar.
Agora ando no 3º ano do 1º ciclo, da escola Prof. Rolando de Oliveira, sou da turma 3ºB e a minha professora chama-se Ermelinda Bordonhos, da qual gosto muito. A minha turma é constituída por 25 alunos e a minha melhor amiga é a minha colega de carteira, a Mariana Isabel, embora goste de todos os meus colegas.
Na Paróquia de S. Pedro do Sul, frequento o 3º ano de catequese, onde também tenho alguns amigos e a minha catequista chama-se Odete.
Assim são as minhas recordações, espero escrever muitas mais e nelas, ter coisas boas para contar.
Inês Páscoa

Eu chamo-me Beatriz, sou de nacionalidade portuguesa e tenho sete anos.
Vivo em Vila Chã de Sá com os meus pais e não tenho irmãos.
Eu gosto muito de acampar, ir à praia e fazer castelos de areia e estudar.
A minha vida no presente é boa, pois quando preciso das pessoas elas ajudam-me.
           Eu gosto muito da minha família, pois são todos muito importantes para mim!
Beatriz


Chamo-me Ana Rita Lopes Cruz.
Nasci no dia 10 de Maio de 2004 e moro em Moselos. Sou uma menina alegre e bem-disposta.
Tenho olhos, cabelo comprido e de cor castanho dourado. O meu passatempo preferido é brincar com a minha prima Joana, pois é a minha melhor amiga.
Um dos acontecimentos importantes foi passar uma semana de férias na praia com os meus avós e a minha prima, outro foi participar num desfile de moda no palácio do gelo onde representava a roupa da Premaman.
Pratico Natação e estou no nível 2.
Outro momento importante da minha vida foi ter mudado de escola, pois estou muito feliz e já tenho muitas amigas.
Ana Rita


terça-feira, 25 de setembro de 2012

A MINHA VIDA


Eu chamo-me Mariana Andrade e tenho 8 anos. Tenho olhos castanhos e cabelos loiros com caracóis. Vivo na casa dos meus pais com o meu mano, na Póvoa de Abraveses.
O acontecimento mais importante na minha “curta” vida, foi o nascimento do meu irmão, a 22 de novembro de 2010, no mesmo ano em que entrei para a escola primária.
Para mim as pessoas mais importantes são os meus pais e o meu irmão. Mas o resto da minha família e os meus verdadeiros amigos, também são importantes para mim.
Todos os dias fico contente por ir para a escola, pois lá aprendo muitas coisas importantes, quer seja a Matemática; Língua Portuguesa; Estudo do meio, nas Atividades de Enriquecimento Curricular, ou simplesmente a brincar com os meus amigos.
No fim do dia de aulas, vou com o meu pai buscar o meu mano à creche e, no caminho para casa, o meu pai dá-me dinheiro para eu ir à padaria comprar pão.
Espero que no futuro, continue a ser assim. 
Mariana Andrade

FIGOS PINGO DE MEL


Figos da avó da Inês para a gulosa da professora.
Muito obrigada.
Beijinhos

ESPIGUEIROS



DESFOLHADA



Hoje, o Sr. Professor José Tavares falou-nos sobre a desfolhada e a importância do milho.

Desfolhada, Esfolhada ou Descamisada
O cultivo do milho é uma tradição do Minho, Douro Litoral e Beira Litoral. Esta planta gosta muito de água e calor, por isso é necessário muito trabalho para a regar. A sementeira do milho é feita em princípios de Maio. Em Junho, o milho é já uma plantinha verde. O terreno é sachado para tirar as ervas daninhas. Em Julho começam as regas do milho.
Quando o milho cresce é-lhe cortado o pendão ou bandeira que é um ótimo alimento para o gado. Nos fins de Setembro, início de Outubro cortam-se as canas do milho, que são transportadas para a eira onde se faz a desfolhada. À medida que se desfolha, vai-se amontoando as espigas em cestos de verga que, depois de cheios, são despejados no canastro ou espigueiro.
O que é a desfolhada? A desfolhada é um trabalho agrícola em que se retira a espiga (ou maçaroca) do milho. Embora possa parecer uma festa, é um trabalho duro e cansativo, tanto para os adultos, homens e mulheres, como para os jovens que trabalham no campo.
Após as desfolhadas, a palha é colocada a secar e armazenada em medas (bonecas) para, posteriormente, servir de alimento aos animais. As espigas de milho são colocadas no espigueiro e mais tarde espalhadas na eira, dando lugar às malhadas onde os grãos de milho são separados dos carolos através das batidas dos malhos.
Os grãos de milho são utilizados na alimentação humana e principalmente, na dos animais. Pode ser dado ainda nas espigas ou puro, já debulhado, em grãos inteiros, triturado ou moído, como farelo ou farinha, ou então, como componente de rações.
A “barba” do milho serve para fazer chá que dizem fazer bem aos rins.
Antigamente a camisa do milho usava-se para encher colchões.
Tudo no milho tem a sua utilidade.

ÁRVORES DE OUTONO (continuação)

sábado, 22 de setembro de 2012

FEIRA FRANCA DE S. MATEUS EM VISEU


Feira de São Mateus

A feira de São de Mateus é uma feira conhecida a nível nacional e que, este ano, decorre de 10 de agosto a 23 de Setembro. Esta feira é um símbolo de Viseu e atrai muitos turistas.

É nesta altura do ano que há muitos divertimentos tais como: carros de choque, roda gigante, tiro ao alvo, grilo, kanguru, etc. mas, há muitos concertos no recinto da feira que está todo iluminado com arcos e luzes de todas as cores e formas. As pessoas gostam de ir à feira porque, além de se divertirem, podem também deliciar-se nos vários restaurantes e saborear as farturas e os churros que são muito saborosos. Também há exposições e imensas barraquinhas com tudo o que se possa imaginar, onde se pode comprar de tudo um pouco desde brinquedos, até móveis ou automóveis.
A feira ocupa um largo espaço entre o rio Pavia e a cava de Viriato, que é outro dos símbolos de Viseu.
Muita coisa mais se poderia dizer sobre a Feira de São Mateus, mas a verdade é que mal acaba, ficamos todos à espera do próximo ano para que ela volte a acontecer.
Renato Santos

A Feira de S. Mateus realiza-se anualmente. São 40 dias e 40 noites de festa, entre agosto e setembro.
 Esta feira tem uma história que teve o seu início na época medieval, em 1392, quando D. João I lhe concedeu a carta de feira franqueada.
Depois de alguns anos com percalços, a partir de 1511, altura em que colocaram chão definitivo e ficou ligada ao santo cobrador de impostos, de nome S. Mateus, começou a atrair mercadores de várias cidades, fazendo com que mais pessoas viessem à feira.
A velha feira franca era essencialmente com criadores de gado e agricultores.
 No século XX a feira foi transformada, para ganhar um ar de festa, começaram com alguma diversão, carrinhos de choque, carroceis, alguns restaurantes, barracas com farturas e algodão doce, exposições, espaços de vestuário e calçado, loiças e tapeçarias. Tem também o palco para os artistas nos mostrarem os seus talentos. 
A feira fica mais bonita com os arcos iluminados, espalhados pelo recinto da feira.
Gosto muito de ir à feira para me divertir e comer um algodão doce.
José Manuel

A feira de S. Mateus realiza-se anualmente na cidade de Viseu, junto ao Rio Pavia.

Foi no dia 10 de Janeiro 1392 que D. João I concedeu a carta de feira franqueada à cidade de Viseu.
A feira é preparada com algum tempo antes de abrir. É colocada a iluminação, o palco, as barracas, as exposições…
No dia da abertura há uma grande festa. Há fogo-de-artifício e todas as pessoas gostam de ir ver.
No palco fazem-se espetáculos com vários artistas de todo o país.
Nas barracas há muitas coisas a vender. Também há muitos restaurantes de comidas rápidas e farturas.
O que gosto mais é de andar nos carroceis. Existem muitos diferentes, alguns para a minha idade, outros para mais novos e outros para mais velhos.
Este ano já está quase acabar mas, para o ano há mais!
Ana Rita


A Feira de S. Mateus é muito conhecida e visitada pelos habitantes de Viseu e de Portugal inteiro. Este ano teve início no dia 10 de Agosto e termina a 23 de Setembro, no próximo Domingo. Esta feira é muito antiga, existe há pelo menos 620 anos. Durante o tempo da sua realização podemos viver e sentir grandes momentos de alegria, emoção e divertimento. As noites, na feira, são mágicas porque o espaço é muito grande e a oferta é muita. Existem restaurantes, casas de farturas e churros deliciosos, barracas e stands de comércio variado, tal como: artesanato, brinquedos, loiças de barro, vinhos e licores, pão e bolos tradicionais, enchidos, estátuas africanas, roupa, relógios, balões, e claro, o não esquecido algodão doce, as pipocas e gomas, os gelados... humm, tanta coisa deliciosa! Mas não me posso esquecer da melhor parte, os carrocéis... e são tantos,  todos iluminados e com músicas para chamar a nossa atenção! Este ano a minha mãe levou-me a andar na roda gigante... eu adorei porque pude ver bem, lá no alto, a feira e partes envolventes da cidade. Fui à casa assombrada, mas tive tanto medo que fechei os olhos o tempo todo e não vi nada! Também andei no "Grilo", eu adoro andar neste carrocel! Andei no comboio da Branca de Neve e os sete anões. Foi muito divertido! Este ano tive oportunidade de ir ver, com os meus pais e irmão, as exposições; a que a minha mãe mais gostou foi "Os Cartazes da feira de São Mateus". 
Mas, o melhor que vivi na Feira com os meus pais, foram os vários concertos de música a que pude assistir no grande palco da feira: “Xutos e Pontapés”, “The Gift”, “Boss AC”,  “Quim Barreiros”,  “Amor Electro” e os “Fingertips”.Adorei!
A maioria das vezes fui à feira com o meu pai, e sempre de noite. Ia sempre agasalhada porque fazia frio na feira devido ao rio Pavia. Todos os anos fico ansiosa pela abertura da feira. Até ao próximo ano, Feira de São Mateus!
Bárbara Rodrigues


A Feira de São Mateus é uma feira que se realiza na cidade de Viseu, sendo atualmente a feira mais antiga de toda a Península Ibérica.
Este espaço é grande e fica ao pé do rio Pavia. Podem encontrar-se tendas de comércio variado e dois palcos onde se pode assistir a variadíssimos espetáculos. Existem vários restaurantes onde se comem as enguias, o frango de churrasco, bifanas, caldo verde, etc. Há vários pavilhões de farturas e churros, bem deliciosos! No pavilhão multiusos estão patentes várias exposições que podemos visitar. Há ainda barracas de jogos onde se ganham vários tipos de prémios.
À noite, para ficar mais bonita e iluminada, tem arcos luminosos que são lindíssimos!
A feira, nos dias de hoje, tem muitos divertimentos a que eu e toda a juventude adora ir. Eu, pessoalmente, gostei muito de andar no dragão e no grilo, e na roda gigante.
Eu gosto muito de ir à Feira Franca! É divertido!
Inês Páscoa


A feira de S. Mateus, com cerca de 620 anos, é a mais antiga feira franca da Península Ibérica.
 Este ano decorreu no período de 10 de Agosto a 23 de Setembro, estando aberta diariamente das 10horas às 02horas. Tem dois palcos onde os convidados realizam as suas atuações. Podemos referir alguns convidados que atuaram este ano: Leandro, David Fonseca, Xutos e Pontapés, João Pedro e Pais, Rui Veloso, Os Azeitonas, Quim Barreiros…
Há tasquinhas com petiscos e iguarias (farturas, frango assado, bacalhau à Brás, bitoque…), feira de artesanato e comércio variado.
Também existe um espaço destinado ao divertimento com carrinhos e motas de choque, montanha russa, carrosséis…
É de salientar que, a feira, apresenta um amplo e agradável espaço com arcos iluminados e segurança. Considero a feira de S. Mateus espetacular, aprazível, acolhedora e divertida.
Maria de Fátima

A Feira de S. Mateus normalmente começa no dia 14 de agosto e termina no dia 21 de setembro (feriado municipal de Viseu). A Feira de S. Mateus é a feira mais longa do nosso país. Podemos encontrar vários divertimentos para os miúdos e graúdos: barraquinhas e restaurantes onde podemos almoçar e jantar ou simplesmente petiscar. Também encontramos todo o tipo artesanato tradicional português, assim como de alguns países estrangeiros, juntamente com todo o tipo de bugigangas, máquinas agrícolas, carros e motas.
No recinto da Feira encontra-se o Pavilhão Multiusos, onde podemos ver de artigos para o lar: mobiliário; sistemas de caloríficos, energias renováveis até exposições de pintura.
O doce principal, são as farturas (quer sejam recheadas ou as tradicionais polvilhadas com açúcar em pó e canela), mas os gelados e o algodão doce, também se vendem muito.
O que eu mais gosto na Feira de S. Mateus são as luzes à noite juntamente com as farturas e os carroceis. Espero que para o ano seja ainda mais divertida.
Mariana Paiva Andrade


A Feira de São Mateus realiza-se, anualmente, na cidade de Viseu e há mais de 600 anos. É a feira mais antiga de Portugal e, até mesmo, da Península Ibérica. Este ano decorreu entre 10 de agosto e 23 de setembro.
No recinto onde decorre, podemos encontrar uma diversidade de expositores e feirantes, que representam as mais diversas atividades, como restaurantes, artesanato, vestuário, calçado, etc. Mas o que mais gosto, são os divertimentos, pois claro. Difícil mesmo, é escolher!
Este ano andei no carrocel da Branca de Neve e os Sete anões, nos carrinhos de choque infantil e no carrocel da Disney. Nestes, andei sozinha mas houve outros que, por serem mais perigosos, andei acompanhada: no comboio dragão com a minha mãe e nos carrinhos de choque de adultos com o meu pai. Também gostaria muito de ter ido no carrocel fantasma, mas faltou-me coragem... Um dos que tive pena de não ir foi à Risoterapia, que é uma casa com espelhos que nos deformam a imagem e nos faz rir. Mas só vi este carrocel na última vez que lá fui  e, nesse dia, estava fechado. Fica para o próximo ano.
Gosto muito de ir à Feira de São Mateus, pois há sempre muita música e muita iluminação, e isso deixa-me muito feliz.
O que eu também gostei muito de ver foi o fogo-de-artifício no dia da inauguração.
Na feira de São Mateus há também um grande palco, onde atuam muitos artistas! Mas quanto a música, o meu pai e eu adorámos ver os mexicanos, que este ano estavam junto ao local onde passa o funicular.
Por este ano a feira chegou ao fim, mas para o ano haverá mais!
Mariana Isabel


A feira de S.Mateus realiza-se, anualmente, há cerca de 620 anos. Este ano começou a 10 de Agosto e acaba a 23 de Setembro.
A Feira de S.Mateus tem um espaço grande, dois palcos, um fica ao pé do rio pavia e o outro fica ao pé das farturas e restaurantes.
Na feira há espaços com comércio variado, com divertimentos para as crianças e adultos tais como: carrocéis, carrinhos de choque, matraquilhos, etc.
Durante o tempo em que a feira dura, há espetáculos com vários artistas.
O espaço da feira foi reduzido pois construíram o fórum num dos sítios onde havia carrocéis.
Este ano gostei mais de dançar com o rancho no palco 1 da feira, e espero que para o ano voltar.
Maria Inês Marques    

A feira de São Mateus em Viseu realiza-se desde 1392, tem 620 anos.
Ocupa um grande espaço entre o Rio Pavia e Cava de Viriato.
Antigamente realizava-se no inverno, mas ao longo dos anos passou para os meses mais quentes por causa do tempo e também dos emigrantes, como foi dito pelo nosso Presidente da Câmara.
O piso era em terra mas, hoje em dia, é todo calçada e gravilha.
A feira é um lugar de convívio e diversão. Podemos encontrar de tudo um pouco, desde comidas como caldo verde, cachorros, bifanas, farturas e churros; diversões como canguru, roda gigante e, o meu preferido, os carrinhos de choque, e também artesanato.
Há vários palcos para concertos e uma tenda gigante para várias atividades culturais.
Eu costumo lá ir à noite com os meus pais e gosto muito, é pena já estar a acabado.
Ivo Fernandes   


A Feira de S. Mateus nos dias de hoje …
A Feira de S. Mateus é uma das feiras mais antigas do país e de toda a Península Ibérica.
Esta feira realiza-se, anualmente, em Viseu, durante 40 dias e 40 noites de festa. É uma festa com história, existente há 620 anos.
 É um espaço que vai crescendo e hoje acolhe muitos visitantes com inúmeras atividades, muita música, artesanato, gastronomia e muita animação…
Os espetáculos são feitos de muita cor e som no palco da Feira, que vão do folclore, ao rock e à música popular.
Este ano surgiu um novo espaço cultural: uma tenda onde decorreram eventos variados e, um palco onde aconteceram diversos espetáculos.
Os visitantes puderam apreciar uma bonita iluminação, dando um ar de festa constante a este espaço.
 A gastronomia está bem representada nos restaurantes e tasquinhas com petiscos e iguarias. Entre outros petiscos, uma simples bifana ou uma vitela à moda de Lafões e as típicas enguias. As tradicionais farturas não podem faltar e deliciam qualquer pessoa.
Faz parte da tradição desta feira, os inúmeros expositores e feirantes, que representam todos os setores de atividades, assim como as barraquinhas de artesanato ou os pavilhões de exposições, dedicados aos mais diversos artigos para casa.
Durante estes dias da feira também se realizam várias atividades ligadas ao desporto, nomeadamente ao ciclismo, basquetebol, atletismo, artes marciais… com a realização de inúmeros torneios.
Também, este é o local indicado para uma aventura nos diferentes divertimentos: carroceis, carros de choque, etc.
A Feira é um símbolo de Viseu. É uma feira que acompanha as memórias dos nossos avós e familiares desde a meninice.
É um evento que mal acaba, ficamos todos à espera do próximo ano para que ela volte a acontecer.
A Feira franca de Viseu, é uma tradição, festa e diversão…para sempre!
Pedro Moreira


A feira de São Mateus realiza-se entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de setembro. Esta é dedicada a São Mateus, santo padroeiro da nossa cidade.
Esta feira situa-se junto ao rio Pavia e, no recinto, há desde exposições, restaurantes, zonas de lazer e espaços de divertimento.
A feira está coberta de arcos luminosos e tem várias entradas muito decoradas.
O espaço é muito grande, onde as pessoas podem passear, divertirem-se, comer farturas e assistir a espetáculos de música e rancho…
É um sítio para passar um belo dia.
Beatriz Costa
                                                                  

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AVISO




À SEMELHANÇA DA SEMANA PASSADA, O HORÁRIO DAS ATIVIDADES LETIVAS SERÁ DAS 9h ÀS 15h 30.
AINDA NÃO HÁ PROFESSORES COLOCADOS PARA AS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O ANIVERSÁRIO DA MARIANA

O aniversário da Mariana

Para mim, um dos dias especiais das minhas férias foi quando a minha amiga e colega Mariana Paiva me convidou para ir ao aniversário dela, que foi comemorado no MacDonald´s.
Foi muito divertido porque pintámos um desenho, fizeram-nos pimturas faciais e fomos brincar no parque que tinha escorregas.
O lanche foi maravilhoso porque comi um hamburguer com batatas fritas molhadas em ketchup, e bebi um ice-tea.
O bolo de aniversário era cor-de-rosa, fresco e feito de gelado.
Adorei ir aos anos da Mariana!

Bárbara Rodrigues

UM DIA NA MAGIKLAND


Um dia na Magikland
As minhas férias foram fantásticas, mas houve um dia muito especial que eu adorei!
Já há algum tempo que andava a pedir aos meus pais para me levarem à Magikland que é um parque de diversões magnífico, em Penafiel. E, no dia 4 de setembro de 2012, os meus pais concretizaram o meu desejo.
Neste parque, paga-se um bilhete de entrada, e podemos divertir-nos em todos  os carrosséis e as vezes que quisermos!
Chegámos lá às 10:30. À entrada, um senhor deu-nos um mapa, para nos guiarmos.
O primeiro carrossel em que andámos foi o comboio do bosque encantado, que dá a volta a um bosque, onde se podem ver os sete anões a trabalharem, casinhas, animais, flores, árvores…
Depois fomos ao elefante Jumbo , ao carrossel parisiense, aos carrinhos de choque,  aos aviões , entre muitos outros. Andámos, também no comboio fantasma, que entrava num castelo que era assustador, pois tinha bruxas, pessoas a gritar, e parecia que nos passavam teias de aranha na cara!
Um dos que mais gostei foi a roda gigante, mas o mais divertido, foi o Zambeze, que é um carrossel  aquático, com duas  descidas, em que nos molhámos completamente. Saímos de lá todos molhados, parecia que tínhamos acabado de tomar banho!
Depois deste dia fabuloso, fomos para o Gerês, que é uma vila lindíssima, onde passámos alguns dias muito divertidos!
Adorei este dia, principalmente porque estive com as pessoas de quem mais gosto!
Espero um dia lá voltar !
Mariana Isabel

AS MINHAS FÉRIAS

As minhas férias

Nas minhas férias fui a Lisboa. 
Num dos dias fui ao Jardim Zoológico: andei de teleférico e senti um pouco de medo.
Vi uma chita, uma pantera negra, vários leões, ursos, hipopótamos, zebras, girafas, elefantes, dragão do Komodo, pitão albina etc.
Também  fui ver o espetáculo dos golfinhos e dos leões marinhos:  tinham fios no meio da piscina para os golfinhos saltarem e os leões marinhos deram um beijo. Também tirei uma foto com o papagaio.
Gostei muito deste dia porque gosto muito de animais.
Ivo Fernandes

GATA


Uma obra, em Eva, da nossa querida amiga professora Glória.


FÉRIAS NA PRAIA DE MIRA


Férias na praia de Mira
Eu passei as minhas férias com os meus pais.
Alugámos uma casa onde estivemos uma semana. Todos os dias, logo bem cedo, íamos para a praia até às 11:00h.
Brinquei com algumas meninas que estavam na praia, fazíamos castelos, bolos de areia, jogávamos às raquetes…
O que gostava mais era de nadar no mar, de ver os pescadores a tirar as redes com peixes do mar.
No final do dia fazíamos passeios à beira-mar.
Ana Rita


VISITA AO MUSEU DO QUARTZO


A minha visita ao Museu do Quartzo
No dia 2 de julho, uma segunda-feira, o meu pai a seguir ao almoço fez-me uma surpresa. Levou-me ao Museu do Quartzo, que fica situado no Monte de Santa Luzia, numa antiga pedreira. No local ficou uma linda lagoa de águas cristalinas.
                Quando entrámos, uma guia acompanhou-nos e deu-nos informações durante toda a visita.
                Na primeira parte, vimos como se formou o Planeta Terra, vários tipos de Quartzo, nacional e de outros países. Depois subimos ao segundo andar, onde vimos diferentes tipos de rochas (com quartzo) ao microscópio. Por fim fiz um jogo no computador onde nos perguntavam coisas sobre tudo o que aprendemos durante a visita.
                Adorei esta visita, porque aprendi que existem minerais em quase tudo o que nos rodeia, como por exemplo; nos móveis, na TV, no computador (tem ouro), na louça, nos livros e cadernos, etc. Aproveito para convidar todos os meus colegas e seus pais a visitarem este museu.
                Agradeço ao meu pai, por este dia maravilhoso.
Mariana Paiva Andrade
   

UM DIA EM ALMEIDA


Vou começar a contar um dia das minhas férias de que gostei muito. A vila onde fui que se chama Almeida fica no centro de Portugal. Esta vila é murada com grande muralhas e canhões.
No dia 5 de julho fizemos uma viagem rumo ao interior de Portugal. Estava um dia maravilhoso quando nos metemos à estrada.
Quando lá chegámos eu, e o meu irmão fomos a um parque e depois andámos entre os canhões que estão na fronteira do castelo, no final visitámos uma exposição de soldados.
Foi um dia maravilhoso na companhia da minha mãe, do meu pai e o meu irmão, tendo continuado a vigem em direção a Bragança.
Renato


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AS FÉRIAS


Um dia das minhas férias
   Certo dia, em que eu e o meu pai estávamos de férias, fomos a casa da minha avó materna para a ajudar a limpar a piscina.
   Quando lá chegámos, já lá estavam os meus primos e os meus tios a limpar a piscina. Num dos cantos que tinha água suja estava uma rã, que o meu pai tirou para um balde.
   Numa brincadeira cada um pegou numa vassoura ou escova e começámos a esfregar, a minha avó estava com a mangueira a molhar as paredes, para ser mais fácil esfregar. Como estava calor e sem nós vermos, dava-nos um banho.
   Ao fim de estar limpa, a minha avó ligou o motor do poço, para encher a piscina.
   Ao fim do almoço, fomos dar um mergulho, mas a água estava um pouco fria, pois ainda estava a encher.
   Quando chegámos a casa e depois de um banho, adormeci no sofá.
Gostei muito deste dia diferente.
José Manuel

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

REUNIÃO DE PAIS - 12 de setembro de 2012

Reunião de pais

O meu muito obrigada pela vossa presença na reunião de pais, que marca sempre o início de cada novo ano letivo. Lembro que estou sempre disponível para convosco conversar sobre os vossos educandos no sentido de, juntos, procurarmos o sucesso.
Vai correr tudo bem à semelhança dos anos letivos anteriores.
Agradeço a vossa amizade. Podem acreditar que me preocupo muito com cada um dos meus alunos. Espero que continue a merecer a vossa confiança.
A professora e amiga,
Ermelinda Bordonhos

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

DESAFIO - Árvores de outono

As minhas queridas mães não querem fazer esta experiência e criarem árvores de outono?
Esta estação é tão rica em cores...
Fica o desafio!