twitter
rss

segunda-feira, 24 de junho de 2013

CAVALHADAS - VISEU 2013 - uma das maiores tradições culturais da região de Viseu


As cavalhadas de Vildemoinhos têem origem em 1652, após a história duma disputa entre moleiros e agricultores, em que tanto uns como os outros necessitavam da água do rio Pavia. Os primeiros para a movimentação das pás dos moinhos e os agricultores para regar as suas propriedades. 
Houve grande seca em 1652, os agricultores edificaram represas, e então a água não chegava aos moinhos. As autoridades foram insensíveis, e então os moleiros determinaram na noite de São João subir à Capela de S. João da Carreira e rezar. Depois da prece os moinhos movimentaram-se, porém os agricultores logo reorganizaram as represas.
Os moleiros lançaram-se ao poder de Lisboa, que lhes foi favorável. Tendo então novamente as águas para os seus moinhos, e em promessa, foram novamente à capela de S. João da Carreira retribuir a bênção do milagre.

Desde então, anualmente acontecem as Cavalhadas de Vildemoinhos no dia de São João.
A festividade com o cortejo percorre a cidade de Viseu, com interessante marcha pelas principais avenidas.

domingo, 23 de junho de 2013

SUPER LUA



É um fenómeno que só voltará a repetir-se daqui a 18 anos. A lua cheia vai estar hoje maior e mais brilhante do que é costume e os portugueses têm oportunidade de ver esta super-lua a partir das 21h06 e até às 6h14 de segunda-feira.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

SOLSTÍCIO DE VERÃO 2013

O Solstício de Verão, o dia mais longo do ano para o Hemisfério Norte, marca o início da estação estival, entra oficialmente às 23h57m desta Sexta Feira, dia 20 de Junho.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

CARINHO - Professor José Manuel Tavares






BOAS FÉRIAS


OBRIGADA II



A todos os pais/encarregados de educação, por todo o carinho, preocupação e amizade, demonstrados em todos os momentos. Souberam sempre estar comigo e com a escola. O verdadeiro sucesso, a formação de cidadãos conscientes e críticos, só é possível quando professores e pais caminham na mesma direção, e se propõem cumprir os mesmos objetivos.

À minha queridíssima coordenadora, colega e amiga, professora Glória, pela sua força, dedicação e amor à escola – a profissional certa, no lugar certo.

Ao colega José Manuel, que deu apoio a alguns alunos e, me substituiu durante a minha doença, vai um muitíssimo obrigada pela dedicação e amizade.

Às minhas meninas, professoras das AEC, Inês e Joana, a que junto a professora Márcia das AEC que, não sendo professora da turma, merece, igualmente, a minha eterna amizade. É destas profissionais de excelência, que o nosso ensino necessita mas de quem se esquece. Deram horas infinitas à nossa escola, sem qualquer remuneração, com um sorriso no rosto, mãos e sonhos para partilhar. Transcenderam-se, logo, são professoras.

Às colegas do Pré-escolar com quem mantive projetos comuns e de sucesso.

O meu obrigada estende-se, igualmente, a todos os profissionais que fazem mover esta Escola Básica Professor Rolando de Oliveira.

A professora Ermelinda Bordonhos

OBRIGADA - alunos

Imagens para Orkut de Obrigado
A todos os pais/encarregados de educação, por todo o carinho, preocupação e acompanhamento, dedicados aos seus filhos/educandos e professores.

Para a nossa querida coordenadora, Senhora professora Glória Pinto, vai um abraço muito grande e um beijinho de cada um de nós, pela sua enorme dedicação à nossa escola.

Às professoras que estiveram em coadjuvação, professoras Maria e Antonina, um beijo nosso.

Às nossas dedicadas professoras das AEC, Inês e Joana, que foram e serão sempre, excelentes profissionais.

Um abraço muito especial à professora Márcia que, não sendo nossa professora das AEC, nos ajudou imenso, mostrando, mais uma vez, a excelência do seu profissionalismo.

A turma do 3.º B

segunda-feira, 10 de junho de 2013

10 de junho - Condecoração Dr. FERNANDO RUAS

O nosso Presidente da Câmara, Dr. Fernando Ruas, foi agraciado pelo Presidente da República com a Banda da Grã Cruz da Ordem de Mérito

A Ordem do Mérito destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade.


Banda: banda de seda tripartida, em palas de igual dimensão, a do centro de amarelo e as laterais de negro, posta a tiracolo da direita para a esquerda, tendo pendente sobre o laço e encadeado por uma coroa de louros com os seus frutos de ouro, o distintivo.



LUÍS DE CAMÕES


Luís de Camões está sepultado no Mosteiro dos Jerónimos.
Faleceu a 10 de junho de 1580 e na sua lápide poderemos ler "Aqui Jaz Luís de Camões Príncipe dos poetas de seu tempo. Viveu pobre e miseravelmente e assim morreu"

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´ Os Lusíadas.
Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".
Após a revolução do 25 de Abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, Camões e às Comunidades Portuguesas.

Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos.

ELVAS - cidade escolhida para as celebrações deste ano



quinta-feira, 6 de junho de 2013

CONVIVER COM A DIFERENÇA - livro

esbordonhos's livro album on Photobucket

Livro, em tamanho gigante, que juntou os trabalhos relativos ao dia 3 de dezembro, das várias turmas do Agrupamento.
Ficou Lindo.