twitter
rss

sábado, 28 de setembro de 2013

O SOL e o VENTO são ÚTEIS e PREJUDICIAIS

O Sol e o Vento são úteis e prejudiciais
(texto informativo)
O Sol e o Vento são úteis, mas também prejudiciais. Mas sem eles não vivíamos.
O sol é fonte de vida e de calor, contribui para a produção da vitamina D, que é responsável pela fixação de cálcio nos ossos. A produção de melanina responsável pela cor da pele, produz energia solar através dos painéis solares, protege a pele dos raios ultravioletas. Mas também tem malefícios: em excesso, pode causar queimaduras graves ou mesmo cancro de pele, também seca fontes e nascentes e propicia incêndios.
O Vento tal como o sol tem benefícios e malefícios. Os benefícios são: através dos aerogeradores, produz energia eólica, ajuda na queda das folhas velhas que caem na terra e com a ajuda dos bichinhos (decompositores) formam a matéria orgânica (húmus). Dissemina as sementes pelos campos e ajuda na fecundação de algumas plantas. Os malefícios são: poder gerar ciclones, tornados que destroem tudo à sua passagem, leva a roupa pelo ar, propaga incêndios, tempestades de areia, agitam os mares e provoca a agitação das águas (ondas).
O Sol e o Vento têm benefícios e malefícios!   
Inês Páscoa

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

sábado, 21 de setembro de 2013

A PRINCESA E A ERVILHA - Hans Christian Andersen

A princesa e a ervilha
  Era uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa — mas tinha de ser uma princesa verdadeira. Por isso, foi viajar pelo mundo fora para encontrar uma, mas havia sempre qualquer coisa que não estava certa. Viu muitas princesas, mas nunca tinha a certeza de serem genuínas havia sempre qualquer coisa, isto ou aquilo, que não parecia estar como devia ser. Por fim, regressou a casa, muito abatido, porque queria uma princesa verdadeira.
Uma noite houve uma terrível tempestade; os trovões ribombavam, os raios rasgavam o céu e a chuva caía em torrentes — era apavorante. No meio disso tudo, alguém bateu à porta e o velho rei foi abrir.
Deparou com uma princesa. Mas, meu Deus!, o estado em que ela estava! A água escorria-lhe pelos cabelos e pela roupa e saía pelas biqueiras e pela parte de trás dos sapatos. No entanto, ela afirmou que era uma princesa de verdade.
— Bem, já vamos ver isso — pensou a velha rainha. Não disse uma palavra, mas foi ao quarto de hóspedes, desmanchou a cama toda e pôs uma pequena ervilha no colchão. Depois empilhou mais vinte colchões e vinte cobertores por cima. A princesa iria dormir nessa cama.
De manhã, perguntaram-lhe se tinha dormido bem.
— Oh, pessimamente! Não preguei olho em toda a noite! Só Deus sabe o que havia na cama, mas senti uma coisa dura que me encheu de nódoas negras. Foi horrível.
Então ficaram com a certeza de terem encontrado uma princesa verdadeira, pois ela tinha sentido a ervilha através de vinte edredões e vinte colchões. Só uma princesa verdadeira podia ser tão sensível.
Então o príncipe casou com ela; não precisava de procurar mais. A ervilha foi para o museu; podem ir lá vê-la, se é que ninguém a tirou.
Hans Christian Andersen 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CAROS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÂO

Caros pais/encarregados de educação

Numa tentativa de melhorarmos significativamente a expressão escrita dos nossos meninos, vamos ter de trabalhar conjuntamente, como sempre o temos feito.
Este novo ano que se aproxima é duplamente mais exigente pois vamos ter exames nacionais com grande peso nos resultados finais.
A Português:
Será implementada, no 1.º período (outubro), a “Hora dos escritores”. Este projeto pretende que os alunos, numa primeira fase (outubro), tragam textos (poesia ou prosa) com o autor devidamente identificado, que tenham gostado de ler e os leiam para a turma e expliquem aos colegas o porquê da sua escolha. Esta atividade será apresentada semanalmente, às segundas-feiras.
Numa 2.ª fase (Novembro), os alunos deverão escrever os seus próprios textos e lê-los à turma – os temas poderão, nesta fase, serem escolhidos pelos próprios ou pelo professor. Esta atividade será apresentada semanalmente, às segundas-feiras.
Numa 3.ª fase (2.º e 3.º período), os temas serão da responsabilidade do professor. Aqui, será apresentada, ao professor, às segundas e sextas-feiras.
Para o desenvolvimento oral, irá ser também implementado o projeto “ Sei e digo”. Esta atividade será desenvolvida quinzenalmente e o aluno poderá escolher um tema em estudo e investigar mais informação que depois comunicará à turma. Caso prefiram, podem também comentar alguma notícia da atualidade (excluindo futebol). A apresentação à turma será feita às sextas-feiras.
Para todos os trabalhos de investigação pede-se que não apresentem as folhas retiradas da Net ou cópias de jornal/livros … mas sim, um resumo sobre o que o aluno conseguiu apreender daquilo que leu e/ou ouviu. Doutro modo, não retirará nenhuma mais-valia deste processo.
Matemática:
A grande maioria da turma gosta de matemática mas, como qualquer outra disciplina, requer um trabalho persistente, repetitivo, organizado.

Volto a relembrar que o estudo da tabuada faz parte do programa e que, sem ela, não se fazem operações nem se acertam problemas que necessitem da multiplicação e da divisão – aprendem a técnica mas, se tabuada não for sabida de cor e salteada – nada feito. Este aviso já foi feito no início do ano letivo passado mas, não foi levado a sério pela maioria, o que lamento.
A matéria é extensíssima, logo, cabe a cada um, depois de retiradas as dúvidas, ir insistindo nas matérias a que sente mais dificuldades – para isso é necessário estudar, estudar, fazer exercícios insistentemente e assim continuadamente.
Estudo do meio:
Estudo do meio é igualmente uma disciplina do gosto e interesse dos alunos desde que envolva matérias que, na ideia deles, não necessitem de um estudo apurado para consolidação dos temas em estudo.
Ora, para o ano, os temas em estudo, não serão tão próximo das suas vivências, portanto, acolham os meus conselhos e estudem todos os dias como já foi pedido neste ano letivo que terminou.
Todas as outras disciplinas são igualmente importantes. Recordo aqui que, são tão importantes que até poderão ser motivo de reprovação.  
O exame é um processo natural que fez e faz parte da vida escolar dos estudantes. Lembro que, quanto melhor trabalharem nos três períodos melhores médias terão, logo, dificilmente reprovarão.
Relembro que fazem parte das médias periodais:
·         Tudo o que se faz nas aulas;
·         A atenção dispensada nas aulas;
·         O cuidado dado à execução de todos os trabalhos;
·         A atenção posta nos trabalhos de casa;
·         A maneira como trata todos os materiais;
·         A organização do caderno de casa e da escola;
·         O comportamento dentro e fora da sala;
·         O respeito por todos os elementos que trabalham na escola;
·         O respeito pelos colegas;
·         O comportamento no refeitório;
·        
Hora do artista – material de desperdício
Estão previstos para este novo ano letivo:
- OUTONO – cestos de outono;
- DIA DA ALIMENTAÇÃO – depois de se saber o projeto;       
- NATAL – anjos, reis magos;
……….
- PÁSCOA – símbolos da Páscoa;
- PRIMAVERA – ao gosto de cada um;
- FESTAS JUNINAS – santos populares – Sto. António, S. João e S. Pedro.
…e outros temas pertinentes que possam surgir durante o ano.
Em qualquer fase da vida nada se consegue sem estudo, sem trabalho, sem persistência.
Para todos, bom começo.
A professora,
Ermelinda Bordonhos

BEM-VINDOS


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ESCOLA É... Paulo Freire

"Escola é...

o lugar onde se faz amigos                          


não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente, o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico...     

                               
numa escola assim vai ser fácil            

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz."

Paulo Freire

domingo, 8 de setembro de 2013

MUDANÇA DE DATA REUNIÃO


REUNIÃO DE PAIS - 4.ª FEIRA



























Esta reunião (4.ª feira) terá o seu início no polivalente e, depois, os pais seguirão a professora do seu educando até à sala de aula, onde serão dadas informações muito importantes.
Espero e desejo que todos estejam presentes.

A professora,
Ermelinda Bordonhos

sábado, 7 de setembro de 2013

LISTA DE MATERIAL 4.ºANO

Lista de material escolar 4.º ano
(serve o do ano passado que estiver em bom estado)
·        1 dossiê lombada larga
·        1 embalagem de papel pautado grosso                   
·        1 resma de papel fotocópia
·        1 tesoura
·        1 cola “baton”
·        1 cola “twist & glue” (gargalo verde)
·        2 lápis Hb2
·        2 esferográficas azuis
·        1 esferográfica vermelha, 1 preta e 1 verde
·        Borracha
·        Afia com reservatório
·        24 lápis de cor de preferência com “cor de pele”
·        25 capas plásticas transparentes,  porta documentos, “micas”
·        3 cadernos formato A4 (sem argolas) + 1 para TPC
·        1 régua 30centímetros
·        1 cartolina branca
·        1 caixa para colocar o material em cima da mesa (não demasiado grande)


         Nota: Todo o material deve ter o nome do aluno bem visível

FERIADOS - 2013/2014


AREAL EDITORES - LIVROS ADOTADOS - VISEU NORTE