quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

DETERMINANTES/PRONOMES DEMONSTRATIVOS e POSSESSIVOS

 

Se precederem o nome, são determinantes demonstrativos Ex: Esta camisola está larga.

Esta - Determinante demostrativo, feminino, singular
camisola - nome comum, feminino, singular, no grau normal



"A minha boneca é igual à tua."

minha - determinante possessivo na 1.ª pessoa do singular
boneca - nome comum, feminino, singular, grau normal
tua - pronome possessivo, 2.ª pessoa do singular

TINTIN - 85 anos

Aventureiro e curioso, Tintin completa 85 anos. A personagem de banda desenhada foi publicada pela primeira vez a 10 de janeiro de 1929 no suplemento juvenil Le Petit Vingtime. O repórter nasceu do traço do belga George Remi (Hergé).
Na altura da primeira publicação Tintin era apresentado como um jovem jornalista do Petit Vingtime que foi enviado à antiga União Soviética. 


Milu é o fox terrier de pelo branco que acompanha sempre Tintin e o salva por diversas vezes, quer seja no Médio Oriente, no Faroeste, no mar, em terra, ou no espaço. 

MANTER A TRADIÇÃO - JANEIRAS

Hoje, fomos cantar as Janeiras à "Casa da Aguieira". Adorámos! Fomos muito bem recebidos!


DIA do LEITOR


Hoje é dia 7 de janeiro, Dia do Leitor. Dia daqueles que aprendem com as palavras. A leitura traz como benefício a compreensão de tudo o que nos cerca. A leitura tem de ser feita num ambiente tranquilo, silencioso, refrescante e confortável, com o objetivo de proporcionar ainda mais prazer aos leitores.
Ler é um prazer.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

domingo, 5 de janeiro de 2014

VAMOS RECOMEÇAR!

Vamos lá a deitar cedo. Amanhã é preciso acordar. Vamos recomeçar, cheios de alegria!


DIA MUNDIAL DA PAZ

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967, para que o primeiro fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1 de janeiro), a partir de 1968, o que acontece até hoje.

Dizia o Papa Paulo VI na sua primeira mensagem para este dia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".