segunda-feira, 31 de março de 2014

IMPLICAÇÕES da RESPIRAÇÃO ORAL NO CRESCIMENTO da FACE - UNIVERSIDADE CATÓLICA/EB ROLANDO de OLIVEIRA

Trabalho do estudante do 5.º ano do Mestrado integrado em Medicina Dentária da Universidade católica Portuguesa, Rodolfo Ronda Fonseca. 

CAMPANHA de RECOLHA de PRODUTOS de HIGIENE PESSOAL




Exmo.(a). Senhor(a). Encarregado(a) de Educação

Assunto: Pedido de colaboração em campanha de recolha de produtos de higiene pessoal

Somos alunas do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Social, da Escola Superior de Educação de Viseu, e estamos, no presente ano letivo, a realizar estágio curricular no Projeto Escolhas Acertadas E5G, promovido pela Cáritas Diocesana de Viseu. Este projeto de intervenção comunitária tem como objetivo geral promover o desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional de crianças e jovens, entre os 6 e os 24 anos, residentes em territórios urbanos do concelho de Viseu, particularmente expostos a situações de vulnerabilidade (Bairro Social da Pomba, na freguesia de Ranhados; o Bairro Social da Balsa, o Bairro 1.º de Maio e o Bairro Municipal, na freguesia de Viseu).
Estamos a contactá-lo com o conhecimento da escola do seu filho,
No âmbito das atividades que temos vindo a desenvolver, pretendemos levar a cabo uma ação de sensibilização/informação junto das participantes do referido projeto, alusiva ao tema dos cuidados de higiene pessoal, a qual gostaríamos de complementar com a oferta de produtos necessários neste âmbito.
Assim, vimos por esta forma, muito respeitosamente, solicitar a V. Ex.ª a colaboração numa campanha de recolha de produtos de higiene pessoal (ex.: desodorizantes, champôs, pasta de dentes, sabonetes, perfumes, etc.), os quais poderão ser entregues na escola do seu filho, na semana de 31 de março a 04 de abril, junto do/a respetivo/a educador/a / professor/a. A sua colaboração será muito importante para o desenvolvimento desta atividade.
Certas da sua melhor atenção para com este nosso pedido, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos.
            O nosso bem-haja!
Pela Equipa do Projeto Escolhas Acertadas E5G,
Ana Pinto

As requerentes/estagiárias do Curso de Licenciatura em Educação Social,
           
Sandra Lopes e Ana Cruz. 


sábado, 29 de março de 2014

MUDANÇA da HORA - prepare-se

Quando for 01h00 da manhã de domingo os relógios vão adiantar 60 minutos em Portugal, uma mudança que vai tornar os dias maiores.

Com a chegada da hora de Verão, os portugueses do continente e da Madeira terão de, na madrugada de domingo, adiantar os relógios 60 minutos, quando forem 01h00. Nos Açores, a mudança é feita à meia-noite de domingo, passando os relógios para a 01h00. 


A partir de domingo, e até à hora de Inverno, Portugal terá mais uma hora TMG, o que quer dizer que está no fuso horário mais um do que o do meridiano de Greenwich, que se convencionou usar como marcador para o tempo, explicou à agência Lusa a astrónoma Suzana Ferreira, do Observatório Astronómico de Lisboa.  
  
A mudança da hora acontece em todos os países da União Europeia, no mesmo momento, mas outros países que não fazem parte do grupo dos "28" escolheram seguir as mesmas normas. Na Europa, só a Arménia, a Bielorrússia, a Geórgia e a Rússia não adiantam os relógios uma hora no próximo domingo nem os atrasam em Outubro. 

Na Europa, a mudança da hora começou na altura da I Guerra Mundial e teve como objectivo poupar combustível, numa altura em que este era racionado. Atualmente já não há um impacto económico, mas apenas social, já que os horários de trabalho coincidem mais com a luz solar. Ainda assim, a União Europeia reavalia a manutenção dos horários de Verão e de Inverno de cinco em cinco anos.

Em Portugal, em 1992, o Governo, chefiado então por Cavaco Silva adotou o horário da Europa central, mas a opção foi muito criticada, porque no Inverno o Sol nascia muito tarde e, no Verão, era de dia até depois das 22h00. Em 1996, o Governo chefiado por António Guterres repôs a hora antiga. 
  
Hoje a questão não é polémica em Portugal. E, a partir de domingo, para muitos portugueses, será mesmo agradável que o sol se ponha mais tarde. E os que trabalham nessa noite afinal até terão uma jornada mais curta. Também já trabalharam uma hora a mais em Outubro. 
Renascença

sábado, 22 de março de 2014

A PRIMAVERA - Rosa Lobato Faria


A nossa colega Mariana Paiva Andrade, trouxe-nos o livro "A Menina e o Cisne" de Rosa Lobato de Faria, de que faz parte a história que consta no nosso manual de português, "A primavera".




DIA da ÁRVORE - ROMÃZEIRA

  • ROMÃZEIRA
  • Nome Científico: Punica granatum
  • Nomes Populares: Romãzeira, Romã, Romeira
  • Família: Lythraceae
  • Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Bonsai, Medicinal
  • Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
  • Origem: Oriente Médio
  • Altura: 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene
A romã é uma infrutescência da romãzeira e não uma fruta. O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível.



Neste dia, à nossa turma, calhou-nos uma bela romãzeira para plantarmos. Fizemos um trabalho de pesquisa que registámos no nosso caderno diário. Aqui ficam umas belas imagens!

LEONOR MEXIA - escritora

Leonor Mexia nasceu no Porto, em 1970. É casada e mãe de dois filhos.
Foi-lhe atribuída uma Menção Honrosa pelo conto "Onde se meteu a lua?", editado na coletânea , de quinze autores lusófonos.
Em 2009 é reeditado o livro A caixa da avó Maria, pela Porto Editora, entrando em 2010 para o Plano Nacional de Leitura.
Um mar de contos
Escreveu o conto "O cordeiro do João", conto de apresentação dos "Bebés de S. João" - voluntariado do Hospital de S. João, de que faz parte.
Fez cursos de Escrita Criativa e Construção de Personagens na Companhia do Eu / Reitoria da Universidade do Porto, sob a orientação de Pedro Sena-Lino.
Tem um texto seu no primeiro manual de Escrita Criativa, Criative-se, de Pedro Sena-Lino.
Em 2010 editou o livro Nós, nas Palavras, uma série de textos pessoais, pensamentos, reflexões.
Foi júri no Concurso Literário "Ser solidário", promovido pelo Hospital de S. João.

WOOK

DIA do PAI

O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de Março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica (marido de Maria, mãe de Jesus Cristo).
A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de Março, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.
Origem do Dia do Pai
Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai:
1. A instauração do Dia do Pai teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909. Sonora Luise, filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. A festa foi ficando conhecida em todo o país e em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

2. Na Babilónia, em 2000 a.C. um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.

quarta-feira, 12 de março de 2014

quarta-feira, 5 de março de 2014

OBRAS RECOMENDADAS - para relembrar

OBRAS RECOMENDADAS
(Leitura obrigatória para o 4.º Ano)



1º período

 Hans Christian Andersen, “A Princesa e a ervilha” in Contos de Andersen (preferencialmente na tradução Silva Duarte)
António Manuel Couto Viana, “Versos de Cacaracá” (escolher 8 poemas)
Luísa Dacosta, “História com Recadinho”

2º período

António Torrado, “Teatro às Três Pancadas”, (3 peças)
Mia Couto, “O Beijo da Palavrinha”
Oscar Wilde, “O Príncipe Feliz”

3º período

Hans Christian Andersen, “O Rouxinol”
Matilde Rosa Araújo, “Mistérios” (8 poemas)


Ofereça livros!