sexta-feira, 23 de maio de 2014

A PULSEIRA


Aqui está a pulseira de que vos falei. vejam lá se conseguem fazer uma igual...mesmo que seja com outras cores!

DIA do ABRAÇO

O Dia do Abraço é comemorado todos os anos no dia 22 de maio.

O abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente o abraço pressupõe alguma intimidade, mas algumas culturas o abraço é muito comum..


terça-feira, 20 de maio de 2014

sexta-feira, 16 de maio de 2014

RETRATO FÍSICO e PSICOLÓGICO

O Pirata da Perna de Pau, de quem ninguém sabe bem a idade, vive quase sempre no mar, num barco pirata, como comandante de um grupo que saqueia e pilha outros navios para obter riquezas e poder. 
É um personagem de aspeto arrepiante, amputado de mão e perna, com a morte ou a incapacidade a rondar por perto, como abutres em carniça putrefacta.
De rosto feio e grosseiro, repleto de barba ruiva, farta e eriçada, pala no olho esquerdo, recordação de uma batalha sangrenta, olho direito semicerrado, ameaçador, bigode e sobrancelhas farfalhudas, boca e dentadura enormes, falho de um ou outro dente, orelhas enormes com grandes brincos dourados, nariz adunco a lembrar o bico da sua inseparável arara de olhar desconfiado como o dono, com três belas e coloridas penas no cocuruto, e uma arrebitada na cauda.
A cabeça, grande, coberta por chapéu azul-marinho, em forma de semicírculo, debruado a dourado, como convém, com o desenho de uma caveira branca sobre dois ossos cruzados, para que ninguém ouse esquecer a sua arrepiante figura de matador dos mares!
A barriga sobressai sobre as “pernas” curtas, gancho em vez da mão direita perdida, por certo, num duelo sanguinário e a que um audaz cozinheiro, artista talhante de qualquer osso ou carne, se tornou cirurgião, que mesmo inexperiente, lhe salvou a vida, amputando-lhe o membro com sucesso.  
Na mão sobrante, a esquerda, um sabre erguido, em posição de ataque, já de lâmina carcomida pelos muitos corpos rasgados, mutilados, ou mortos, espalhados pelo convés do navio coberto de cebo, sangue e suor. A perna esquerda, de pau, um substituto para a perna em falta, revelador de ato marginal em dia de falta de sorte… farda de capitão dos mares, casaco azul-marinho com galões e botões dourados, traçado por cinto preto largo com fivela de metal revestido a folha de ouro, ganha numa daquelas escaramuças vulgares entre homens do mesmo ofício. Calças castanhas de burel, bota de couro negro, robusta, de rasto grosso e resistente às caminhadas truculentas de um pirata.
Não gostaria de encontrar, em situação alguma, uma tal figura horrenda, com atitudes temidas por todos os que têm de atravessar os mares em trabalho ou lazer.  

Ermelinda Bordonhos

quinta-feira, 15 de maio de 2014

DIA INTERNACIONAL da FAMÍLIA

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU que proclamou o dia 15 de Maio como Dia
Internacional da Família.
A celebração do dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:
·         A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
·         Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
·         Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
·         Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO - continuação

O Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado a 12 de maio, foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros e assinala a data do aniversário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna.
Florence Nightingale teve um importante papel ao implementar profundas reformas na enfermagem, que permitiram a redução drástica das taxas de mortalidade no Hospital Saint Thomas, em Londres, onde fundou, em 1859, a primeira Escola de Enfermagem moderna.
Florence Nightingale simboliza a educação superior, o saber avançado, a heroicidade feminina, a caridade católica ativa, o voluntariado civil, a defesa dos pobres e a resposta pronta ao sofrimento humano.

Em Portugal, a data é assinalada com diversas iniciativas a nível nacional.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

CAMPANHA PIRILAMPO MÁGICO - seja solidário


Iniciou-se, hoje, 3 de maio de 2014, a “Campanha Pirilampo Mágico” decorrerá até 25 de Maio e a APPACDM de Viseu está, mais uma vez, envolvida nesta grande iniciativa, cujo slogan deste ano é “Pirilampo Mágico acende a nossa esperança!”.
Desde 1987, esta é uma das mais participadas campanhas de solidariedade existentes no nosso país. Sem fins lucrativos,  mobiliza milhares de pessoas entre familiares, técnicos e cidadãos anónimos.
 Esta campanha tem como objetivo a Angariação de Fundos, bem como a Informação e Sensibilização da opinião pública sobre a problemática da pessoa com deficiência intelectual e de desenvolvimento e/ou multideficiência, procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e melhoria da qualidade de vida desta população.

Seremos todos mais felizes!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

1.º de MAIO - DIA do TRABALHADOR

1.º de maio é o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial. São os factos históricos que transformaram 1.º de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir seus direitos, apenas trabalhavam. Ficarão como marco indelével na história do operariado português, as revoltas dos assalariados agrícolas dos campos do Alentejo, que tiveram o seu grande
impulso no 1.º de Maio de 62. Mais de 200 mil operários agrícolas que até então trabalhavam de sol a sol participaram nas greves realizadas e impuseram aos agrários e ao governo de Salazar a jornada de oito horas de trabalho diário.

Claro que o 1.º de Maio mais extraordinário realizado até hoje, em Portugal, com direito a destaque certo na história, foi o que se realizou oito dias depois do 25 de Abril de 1974.