twitter
rss

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

DECLARAÇÃO UNIVERSAL dos DIREITOS HUMANOS

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Dia Internacional dos Direitos Humanos
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de Dezembro é também marcado pela entrega do Prémio Nobel da Paz

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

domingo, 8 de dezembro de 2013

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – PADROEIRA DE PORTUGAL



                   8 de dezembro – feriado Nacional – Nossa Senhora da Conceição

Deve-se ao rei D. João IV o facto de Nossa Senhora da Conceição ter sido proclamada Padroeira de Portugal por proposta sua. Assim se tornou Nossa Senhora a verdadeira Soberana de Portugal, não voltando por isso, desde aí, nenhum dos nossos reis a ostentar a coroa, direito que passou a pertencer apenas à Excelsa Rainha, Mãe de Deus.

HISTÓRIA de PORTUGAL - Friso cronológico

FORMAÇÃO dO REINO de PORTUGAL

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NOSSA SEGUIDORA - LEONOR LOURENÇO - professora bibliotecária, escritora

Leonor Lourenço deixou um novo comentário no nosso Blogue:

Muito obrigada pelas vossas palavras. Aproveito para informar que lancei um novo livro"Letras Letronas, Palavras Brincalhonas" , ilustrado por Miz Lucas e apresentado pela escritora Luísa Ducla Soares. Continuação do vosso bom trabalho. Beijinho


Leonor Lourenço, professora bibliotecária do Agrupamento de Marrazes, lançou o livro " Letras Letronas, Palavras Brincalhonas", no domingo, dia 1 de dezembro, na Arquivo.
A apresentação foi realizada pela escritora Luísa Ducla Soares.