terça-feira, 17 de abril de 2012

VISITA AO SEALIFE NO PORTO - expressão escrita individual.

A visita ao Sealife no Porto



No Natal de 2011, a nossa Escola participou num concurso chamado “Mola Mágica”, promovido pelo Fórum Viseu. Ganhámos o primeiro prémio que era uma viagem ao Sealife no Porto…
Sexta-feira, dia 13 de Abril de 2012, a nossa turma 2ºB, em conjunto com o 3ºA, foi de camioneta até ao Sealife. Mal chegámos, fomos comer um lanche oferecido pelo Fórum. De repente, vimos gaivotas e demos-lhes pedacinhos de pão. Depois, no Sealife, as duas turmas viram peixes e a professora tirou-nos algumas fotografias.
Então, lá começámos a nossa aventura! O Senhor Rui, o nosso guia, mostrou-nos os primeiros peixes que eram do rio Douro: a lampreia e outros peixes de água doce. De seguida, fomos aos peixes de água salgada. Lá vimos também uma estrela-do-mar. Ele explicou-nos que a estrela-do-mar abria a concha do mexilhão com as suas ventosas enquanto que nós só a conseguimos abrir com uma faca! Depois, as turmas viram um peixe parecido com a raia que pode mudar a posição dos seus olhos, chamava-se “Charroco”. Vimos os tubarões, o peixe balão, o peixe leão e as medusas ou alforrecas. Descobrimos que o peixe balão só incha quando está aborrecido. Também descobrimos que o peixe leão esguicha veneno quando estamos perto dele, e que as medusas, ou alforrecas, com os seus tentáculos põem-nos veneno no corpo. A nossa viagem continuou e passámos por um túnel onde parecia que estávamos dentro de água! Aí conhecemos a tartaruga Marisa que pesava 53Kg, mas podia atingir os 80Kg! Quando saímos do túnel encontrámos um tanque com raias e mais tubarões. O tubarão Viola não parava de nos cumprimentar! Descobrimos que os tubarões estão em vias de extinção porque os caçam para tirar as barbatanas e fazer sopa com elas. Os caçadores atiram-nos para o mar, e, como não conseguiam nadar, acabam por morrer. Também lhes tiram a pele que por ser áspera é utilizada na produção de lixas.
A seguir fomos à “Polvomania”, onde vimos polvos pequenos, grandes e médios; um dos médios adivinha os resultados do jogo de futebol! Nós aprendemos que, quando há muito barulho, esguicham tinta. Logo a seguir fomos ver e conhecer os cavalos-marinhos. Vimos muitas raias simpáticas mas também vimos umas venenosas. Entrámos num túnel pequeno onde havia peixes em aquários redondos. Depois, também vimos peixes palhaços e, num túnel por baixo do aquário, havia um depósito com dinheiro para ajudar as tartarugas!
Quando terminou a nossa aventura no Sealife, fomos almoçar e regressámos a Viseu. Quando a camioneta chegou ao Fórum, mostraram-nos as câmaras de vigilância e o que elas filmam. Fomos conhecer os corredores técnicos.
Foi com alegria que regressei para junto dos meus pais e contei as minhas novidades!
Adorei esta visita de estudo!
 João Rafael

Na sexta-feira dia 13 de abril eu, os meus colegas e a nossa professora fizemos uma visita ao Sea-Life, no Porto, para representarmos a Escola Viseu Norte que venceu o concurso da Mola Mágica.      
No autocarro deram-nos um boné branco e quando chegámos ofereceram-nos um lanche. Depois, à entrada do Sea-Life, conhecemos um senhor chamado Rui que foi o nosso guia.
Começámos por ver peixes, ouriços-do-mar e caracóis; depois entramos numa sala de estudo e o senhor Rui explicou-nos tudo sobre a vida marinha.
De seguida vimos aquários que tinham várias espécies de marinhas: o cavalo-marinho, o peixe balão, a lagosta que era enorme, as raias bebés que pareciam que estavam a sorrir, o tubarão viola e outros tubarões, a estrela-do-mar e as tartarugas. Uma das tartarugas chamava-se Marisa, era grande, tinha 7 anos e pesava 53 quilos. Quase no fim também vi um polvo enorme que deitava tinta preta.
Descobri que os tubarões nasceram primeiro que os dinossauros e que há homens que cortam as barbatanas dos tubarões para fazerem sopa.
            Achei a vida marinha muito interessante e nunca pensei que pudessem existir tantos peixes diferentes no mar.
Adorei visitar o SeaLife e gostava de lá voltar um dia com a minha família.
Francisco Lopes

A minha visita ao Sealife foi espetacular, encontramo-nos todos ao pé da escola para apanhar o autocarro que nos ia levar até ao Porto.
Durante a viagem ouvi música e falei com o meu colega Rafael.
       Quando chegámos ao Porto, vimos o edifício do Sealife e, quando finalmente entrámos, vimos um aquário pequeno, aberto por cima, que tinha peixes arco-íris pequenos, peixes vermelhos, compridos e pequenos e também vimos uma coisa esquisita, cor-de-rosa, e parecia que tinha tentáculos.
Apareceu o Sr. Rui que foi o nosso guia na visita e nos avisou que tínhamos que entrar em silêncio porque os peixes não gostavam de barulho, só do som das ondas. Mostrou-nos peixes do rio Douro que não me lembro bem do nome, depois mostrou-nos os peixes de água salgada. Havia várias raias, uma lagosta enorme que, à medida que ia crescendo, tinha de mudar de carapaça; belas estrelas-do-mar, ouriços-do-mar que, ao tocarmos neles, picavam um bocadinho. E tubarões? Pudemos apreciar alguns: tubarão viola que parecia que tinha a cabeça igual a uma raia e a cauda de um tubarão, tubarão tigre e outros mais…
O senhor Rui disse-nos que os tubarões se não nadarem ficam sem ar e morrem; algumas pessoas cortam as barabatanas dos tubarões para fazer sopa de barbatanas.
Mostrou-nos também a tartaruga Marisa com 53 kg. Explicou-nos que, por vezes, são apanhadas pelas redes de pesca e impedidas de nadar, morrendo. É, por isso, que andam a desaparecer tartarugas e tubarões no oceano.
Por fim vimos a “Polvomania” onde pudemos observar um polvo enorme.
Depois da visita fomos a uma loja ao pé da esplanada que tinha recordações para comprarmos e, onde o Fórum Viseu nos ofereceu um lanche delicioso e onde eu ofereci 5€ para ajudar as tartarugas em extinção.
Por fim, fomos novamente para o autocarro que nos trouxe para Viseu.
A Dr.ª Catarina, amiga da minha mãe, mostrou-nos a estátua da rotunda da Av. da Boavista que era um leão em cima de uma águia e que representava a nossa vitória sobre as invasões francesas.
Quando chegámos a Viseu, a Dr.ª Catarina mostrou-nos como funcionava o Fórum Viseu.
Eu gostei muito daquele dia porque pude estar com os meus colegas e aprendi mais sobre os animais!
Afonso Marques

No dia treze de abril, sexta-feira, fui ao Porto numa viagem de estudo viagem ao Sea Life ,  oferecida à nossa escola pelo Fórum Viseu, por ter ganho o concurso «Mola Mágica».

Sea Life, em português, significa (vida marinha). Aqui vimos muitos animais aquáticos tais como: o polvo, que para sua defesa larga uma tinta preta, o tubarão que apareceu primeiro que os dinossauros, a raia que parece um avião a planar dentro de água e que pode medir até 2 metros, a tartaruga que está em vias de extinção, a tímida e singela estrela-do-mar, o cavalo-marinho que mais parecia uma alga, o ouriço-do-mar cheiinho de picos, a lagosta que era enorme, a anémona que cresce consoante for bem ou mal alimentada, o peixe palhaço e outros mais.
Gostei de ver todos estes animais, mas o cavalo-marinho, a tartaruga e a estrela-do-mar foram os que mais gostei.
No Sea Life, há muitos animais em vias de extinção, exemplo disso a linda tartaruga Marisa, os tubarões e os incríveis cavalos-marinhos.  
O Sea Life, são vários aquários, onde podemos encontrar variadas zonas e oceanos que podemos visitar. Na parte dedicada ao rio Douro estava um barco Rebelo. Na polvomania havia um enorme polvo.
Foi numa bela esplanada com vista para o mar que almoçámos.    
Gostei muito da viagem ao Sea Life e espero lá voltar com a minha família!
Diverti-me imenso!
Inês Páscoa



Na passada sexta-feira dia 13 de abril, fizemos uma viagem ao Sea Life no Porto, que nos foi oferecida pelo Fórum Viseu, através do concurso de Natal a “Mola Mágica”.
  Quando lá chegámos, estava à nossa espera o Sr. Rui, o guia do Sea Life, que nos mostrou as várias espécies de peixes de água doce, como a lampreia, o peixe palhaço, entre outros com nomes esquisitos, mas engraçados. Também vimos espécies de água salgada, como a raia, o polvo que, quando se sente ameaçado, larga uma tinta preta, o cavalo-marinho, a alforreca, que quando em perigo lança umas pinças venenosas dos tentáculos, as medusas, os ouriços-do-mar, estrelas-do-mar. Vimos também várias espécies de tubarões, o tubarão viola e o tubarão tigre.
   O Sr. Rui explicou-nos que os tubarões, se não nadarem ficam sem ar e morrem; há pescadores que lhes cortam as barbatanas, para serem cozinhadas, por isso os tubarões estão em extinção, tal como as tartarugas, que são apanhadas pelas redes de pesca.
  Uma das tartarugas chama-se Marisa.
  Gostei desta viagem porque pudemos aprender algumas coisas novas    
José Manuel Santos



Na sexta-feira, dia 13 de abril, a nossa turma foi numa visita de estudo ao Sealife no Porto, juntamente com o 3ºA. Esta viagem foi o prémio que a nossa escola ganhou por ter vencido o concurso Mola Mágica, realizado pelo Fórum Viseu, em Dezembro do ano passado.

Nesse dia, cheguei à escola às 8 horas da manhã, e já lá estava o autocarro que nos ia levar ao Sealife. O meu par foi a Inês Páscoa.
Pelo caminho vimos muitas coisas interessantes: árvores , dois cavalos e algumas ovelhas.
Para além da nossa professora e de outras professoras da escola, também fomos acompanhados nesta viagem, pela Drª Catarina, que trabalha no Fórum Viseu, e a sua colega Mónica.
Quando chegámos ao Sealife, conhecemos um senhor chamado Rui, que foi o nosso guia nesta visita. Ensinou-nos muitas coisas. Quando entrámos vimos muitas espécies de peixes: o peixe palhaço, o peixe macaco, o salmão, a lagosta, o cavalo-marinho, o peixe vaca, o peixe balão, a alforreca, o peixe ouriço, a moreia, a lampreia, e muitos mais. Alguns destes animais vivem em água doce, e outros em água salgada. Também vimos várias espécies de tubarões, e disseram-nos que os tubarões e as tartarugas estão em vias de extinção e que os tubarões viveram antes dos dinossauros existirem. Mas, dos animais todos que vimos os que eu mais gostei de ver foram o polvo que tem oito braços repletos de fortes ventosas e expulsa uma tinta preta como meio de defesa largando tinta; a raia de corpo achatado; a tartaruga com a sua carapaça muito resistente e que existe tanto em água doce como em água salgada; e a estrela-do-mar com uma variedade imensa, sendo todas de extrema beleza.
De seguida, fomos para uma esplanada, onde almoçámos o que nos foi oferecido pelo Fórum Viseu.
Ao fim de almoço, tirámos algumas fotos. Depois, fomos para o autocarro para regressarmos a Viseu. Pelo caminho passámos pela rotunda da Boavista, onde vimos uma estátua de um leão em cima de uma águia, que é um monumento aos heróis da Guerra Peninsular, e que significa a vitória do Patriotismo Português (simbolizada pelo leão), sobre a águia que simboliza o Império Napoleónico.
 A Drª Catarina ia-nos a fazendo perguntas às quais uma vez mais, respondemos muito bem.
À chegada ao Fórum, fomos visitar a administração e os corredores técnicos, locais onde habitualmente só têm acesso alguns funcionários do Fórum. Vimos como é feito a reciclagem do lixo.
Entretanto, os nossos pais chegaram para nos levarem para casa.
E, foi assim a nossa visita ao Sealife, muito divertida.
Adorei este dia, e espero voltar a repeti-lo um dia mais tarde. Já pedi aos meus pais e eles ficaram muito curiosos em conhecer este magnífico lugar. Conto regressar lá em breve!
Mariana Isabel Amaral



No passado dia 13 de Abril, fui com a minha turma e o 3.º A ao Sealife, pois a minha escola ganhou o concurso Mola Mágica do Fórum Viseu.
Fomos de autocarro até ao Porto. Quando chegámos estava um guia à nossa espera, o Srº Rui que nos explicou tudo durante a nossa visita. Na entrada estava um grande aquário com vários tipos de peixes de várias cores. E assim começou a nossa bela visita pelo magnífico mundo dos oceanos e dos rios.
Vimos raias focinho de vaca, tubarões, moreias, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos, lagostas, polvos, caranguejos, medusas, peixes palhaço, um peixe vaca, um camarão limpador, uma tartaruga chamada Marisa.
Foi uma visita maravilhosa que eu adorei, os meus animais preferidos foram as raias os cavalos-marinhos e a estrela-do-mar.
Quando chegámos a Viseu ainda tivemos a oportunidade de conhecer os serviços administrativos do Fórum.
Mariana Andrade


Sem comentários:

Enviar um comentário