terça-feira, 1 de maio de 2012

RESUMO -"FELISMINA CARTOLINA E JOÃO PAPELÃO" - Pedro Seromenho

Há um tempo atrás, Felismina Cartolina e João Papelão viviam em aldeias separadas por um riacho muito, muito fininho. As duas famílias, os Cartoléquios e os Papeléquios, viviam em belos palácios mas, não gostavam nada uns dos outros.
O João Papelão, menino muito tímido e envergonhado, usava um saco enfiado na cabeça para que ninguém descobrisse esta sua maneira de ser.
Num belo dia de sol, Felismina foi brincar com um barquinho de papel para o riacho mas, o barquinho foi parar à outra margem. João, encantado, devolveu-lhe o barquinho e, Felismina deu um saltinho, e foi agradecer-lhe.
Cada um regressou ao seu palácio mas não conseguiam deixar de pensar um no outro.
João, depois de muito sentir o saltitar do seu coração, pensou que só poderia estar apaixonado! Foi pedir opinião aos seus amigos: o Quadrículas, o Linhas, o Convite, o Mapa e os irmãos Fotocópias.
João e Felismina descobriram que era mais mesmo paixão! E, nesse mesmo instante, João deixou de ser tímido e retirou o saco da cabeça. Brincaram muito tempo juntos, sempre escondidos, para que os seus pais soubessem do seu amor. Mas veio o dia, em que o ardina anunciou a toda a gente daqueles dois reinos, a paixão que unia aqueles dois.
Tudo se resolveu!
Cresceram, casaram e tiveram filhos, os Papeléquinhos.

1 comentário:

  1. Muito bonita esta estória!
    O texto é de leitura simples e de fácil compreensão , e as ilustrações são lindíssimas.
    Muito original da parte do autor solicitar aos leitores, neste caso crianças, de a meio do livro, redigir o diálogo entre as duas principais personagens. Desta forma permite um maior envolvimento da criança na estória e maior interesse.

    Mais uma boa escolha da Prof. Ermelinda, que permitiu assim a exploração deste belo livro.

    Muitos beijinhos

    Helena Amaral

    ResponderEliminar