terça-feira, 1 de maio de 2012

O NINHO DE MELROS - no azevinho da Mariana Andrade

A Mariana Andrade contou-nos a grande novidade: "Tenho um ninho de melros no azevinho do meu quintal." Enviou estas belas fotos. Promete mais para quando os melros forem "papás".
Obrigada a Mariana por esta partilha.



O melro-preto (Turdus merula) é uma das espécies de aves mais abundantes em Portugal. Curiosamente, em Lisboa e noutras cidades tem-se tornado cada vez mais comum, sendo observado em jardins, mas também em telhados e antenas de prédios, aproveitando novas oportunidades de alimentação.
O melro é uma espécie protegida. O seu canto forte enche as manhãs e os fins de tarde, sinal de que o tempo quente está a chegar.
Os machos desta espécie costumam cantar normalmente de Fevereiro a Junho, altura em que fazem os ninhos.
O melro-preto é omnívoro, consumindo uma grande variedade de insetos, vermes, bagas… Alimenta-se sobretudo no solo, correndo e pulando, com a cabeça inclinada para um dos lados. Caça principalmente com a visão mas também pode usar a audição, pesquisando o húmus em busca de minhocas e fazendo-as sair das suas tocas com o bico, e revirando folhas em decomposição de forma barulhenta e demonstrativa em busca de outros invertebrados.
Melro macho

Sem comentários:

Enviar um comentário