twitter
rss

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

DECLARAÇÃO UNIVERSAL dos DIREITOS HUMANOS

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Dia Internacional dos Direitos Humanos
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de Dezembro é também marcado pela entrega do Prémio Nobel da Paz

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

domingo, 8 de dezembro de 2013

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – PADROEIRA DE PORTUGAL



                   8 de dezembro – feriado Nacional – Nossa Senhora da Conceição

Deve-se ao rei D. João IV o facto de Nossa Senhora da Conceição ter sido proclamada Padroeira de Portugal por proposta sua. Assim se tornou Nossa Senhora a verdadeira Soberana de Portugal, não voltando por isso, desde aí, nenhum dos nossos reis a ostentar a coroa, direito que passou a pertencer apenas à Excelsa Rainha, Mãe de Deus.

HISTÓRIA de PORTUGAL - Friso cronológico

FORMAÇÃO dO REINO de PORTUGAL

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NOSSA SEGUIDORA - LEONOR LOURENÇO - professora bibliotecária, escritora

Leonor Lourenço deixou um novo comentário no nosso Blogue:

Muito obrigada pelas vossas palavras. Aproveito para informar que lancei um novo livro"Letras Letronas, Palavras Brincalhonas" , ilustrado por Miz Lucas e apresentado pela escritora Luísa Ducla Soares. Continuação do vosso bom trabalho. Beijinho


Leonor Lourenço, professora bibliotecária do Agrupamento de Marrazes, lançou o livro " Letras Letronas, Palavras Brincalhonas", no domingo, dia 1 de dezembro, na Arquivo.
A apresentação foi realizada pela escritora Luísa Ducla Soares.

domingo, 17 de novembro de 2013

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de novembro. Visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e as formas mais eficazes para deixar de fumar.
Rastreios gratuitos e ações de prevenção e sensibilização dos malefícios do tabaco são alguns dos eventos organizados no Dia Nacional do Não Fumador.
O tabaco é uma das causas principais do cancro do pulmão e da doença pulmonar obstrutiva crónica.

Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos fatores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores.

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESTRADA - 17 de novembro - VISEU

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 

A organização da celebração em Portugal iniciou-se em 2002 e tem sido assegurada desde 2004 pela Estrada Viva - Liga contra o Trauma, em anos mais recentes, em colaboração com as entidades oficiais portuguesas. A celebração deste ano é organizada em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Direcção-Geral de Saúde (DGS), com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia de Segurança Pública (PSP), e com o patrocínio da Liberty Seguros.

A cerimónia nacional terá lugar em Viseu, com o apoio da Câmara Municipal, e, entre outras ações, conta com passeios pela cidade de Viseu, em homenagem às vítimas, dinamizados por ciclistas e motociclistas, da parte da manhã, e uma missa presidida pelo Bispo de Viseu, seguida de uma performance do Coro Mozart, na Sé de Viseu.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

OBRAS RECOMENDADAS - 4.ºANO

OBRAS RECOMENDADAS
(Leitura obrigatória para o 4.º Ano)



1º período

 Hans Christian Andersen, “A Princesa e a ervilha” in Contos de Andersen (preferencialmente na tradução Silva Duarte)
António Manuel Couto Viana, “Versos de Cacaracá” (escolher 8 poemas)
Luísa Dacosta, “História com Recadinho”

2º período

António Torrado, “Teatro às Três Pancadas”, (3 peças)
Mia Couto, “O Beijo da Palavrinha”
Óscar Wilde, “O Príncipe Feliz”

3º período

Hans Christian Andersen, “O Rouxinol”
Matilde Rosa Araújo, “Mistérios” (8 poemas)


Ofereça livros!

ÂNGULOS II



ÂNGULOS I


ÂNGULOS


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PALAVRAS VARIÁVEIS e PALAVRAS INVARIÁVEIS

  Observemos a seguinte frase:
Este atleta gosta muito da medalha.
          Se colocarmos o sujeito no plural, constatamos que várias palavras (as destacadas a negrito e itálico) sofrem alterações:
Estes atletas gostam muito das medalhas.
          As palavras destacadas e que sofreram alterações designam-se variáveis; as restantes não sofrem qualquer mudança e chamam-se invariáveis. Destas fazem parte as conjunções, as preposições, os advérbios e as interjeições.
          As restantes classes são constituídas por palavras variáveis, ainda que possam também conter uma ou outra palavra invariável.

EXEMPLOS: