twitter
rss

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MAR MORTO

Mar Morto
O Mar Morto é um lago de água salgada do Oriente Médio. Tem uma superfície de aproximadamente 1050 km², correspondente a um comprimento máximo de 80 km e a uma largura máxima de 18 km.
É alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia e Israel.
            O Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida nas suas águas, havendo apenas alguns tipos de bactérias e algas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada.
Figura 1 – Mar Morto visto por satélite.
A designação de Mar Morto só passou a ser utilizada a partir do século II da era cristã. Ao longo dos séculos anteriores, vários foram os nomes pelos quais era conhecido, entre outras fontes, a Bíblia, onde aparece com o nome de Mar Salgado, Mar de Arabá e Mar Oriental. Fora da Bíblia, aparecem ainda as designações: Lago de Asfalto, Mar de Sodoma e Mar de Lot, entre outros nomes. Os romanos chamavam-no de Mare Asphalticum.
O Mar Morto contém a água mais salgada do mundo. Essa grande quantidade de sal aumenta sua flutuabilidade, e os banhistas boiam facilmente. Daí que seja uma zona de grande atração turística!
          Figura 2 – Turista “em banhos” no Mar Morto.
Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa do aumento na captação das águas do Rio Jordão por parte das autoridades de Israel e Jordânia, e também devido à natural evaporação das suas águas…
Figura 3 – Ilustração da diminuição ao
longo do tempo da área do Mar Morto.
Atualmente, a contínua perda das suas águas causa uma redução na sua área e profundidade. No ano de 2004, este nível estava próximo de 417 m abaixo do nível médio do mar Mediterrâneo, o que faz com que seja o maior desnível negativo do mundo, em relação ao nível do mar e a tendência é o aumento deste desnível durante o século XXI.
Contudo, os especialistas são de opinião que se devem efetuar medidas de conservação e preservação; assim o desaparecimento do Mar Morto não aconteceria, ficando esta beleza natural para as gerações futuras!


 Trabalho realizado por João Rafael Campos



O mar morto, também conhecido como lago Asfaltite, situa-se no Médio Oriente na região interior da Palestina.
O mar morto é um lago de formato estreito e alongado, e tem 82 quilómetro de comprimento e 18 quilómetro de largura.  
A caraterística marcante deste lago é a alta concentração de sal em suas águas (cerca de 300 gramas de sais para cada litro de água).    
                                                                                                      
A quantidade considerada normal para os oceanos é de 30 gramas para cada litro.                                                   
Os peixes que chegam ao rio Jordão morrem imediatamente ao entrarem no mar, é por isso que se chama mar morto.
                                                       Trabalho realizado por Bárbara Rodrigues

O Mar Morto é um lago de água salgada situado no Médio Oriente.
A origem do nome do mar/lago deve-se ao facto da grande quantidade de sal que apresenta. A sua água é composta por vários sais e muitos deles só se encontram nesta região do Mundo.
Se algum peixe é transportado do Rio Jordão para o Mar Morto esse morre de imediato, pois não sobrevive à quantidade de sal que este apresenta.
O nome Mar Morto, começou a ser utilizado no século II, na era Cristã.
Este mar contém a água mais salgada do Mundo. A quantidade de sal que ele apresenta, permite o flutuar de um corpo, e as pessoas que entram no mar, boiam facilmente.
É uma zona muito bonita para se visitar, e já existem muitos produtos cosméticos feitos do sal do mar morto, de alta qualidade e muito apreciados pelo Mundo inteiro.

                                                                             Trabalho realizado por Afonso Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário