twitter
rss

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

1-ª AUDIÇÃO DE PIANO - Mariana Sousa Frias



A convite da  mãe da Mariana, desloquei-me  ao IPJ Viseu para assistir à sua 1.ª Audição de piano. Fiquei encantada com todos os intervenientes!  Força Mariana! Parabéns, gostei muito.
Ermelinda Bordonhos

O PASSADO FAMILIAR PRÓXIMO

NOVO LOGÓTIPO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

ORIANA - Sophia de Mello Breyner Andresen




Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia.
Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Traduz, para o francês, alguns poetas portugueses.
Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. Foi a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão, que, para além do valor pecuniário de 42 070 euros, significa ainda a edição de uma antologia bilingue (português-castelhano), o que levará a autora a um vastíssimo público que cobre os países latino-americanos.
Com uma linguagem poética, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. A sua obra, várias vezes premiada está traduzida em várias línguas.
Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa.

EXPRESSÃO ESCRITA - "Regresso às aulas"

Regresso às aulas

O meu regresso às aulas foi bom. Revi a minha professora e os meus amigos.
Depois de almoço, fui brincar com os meus amigos no campo de futebol. Escorreguei e parti outra vez o braço no mesmo lugar. Senti muitas dores, levaram-me para o gabinete médico e chamaram o INEM que me levou para o hospital.
Levei uma injeção para as dores que eram muitas. Fiz um Raio X e fui para a sala 5 da Ortopedia; o Dr. Serafim e a Dr.ª Fátima deram-me um esticão no braço para colocar o osso no lugar. Voltei ao RX, estava tudo bem. Regressei a casa, novamente com o braço engessado.
A professora Ermelinda ligou todos os dias para a minha mãe para saber como eu estava e mandava-me beijinhos.
Eu ficava muito contente por a minha professora me ligar. Voltei à escola três dias depois.
Espero que nada mais volte a acontecer ao meu braço!
Francisco Lopes

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

UM RELÓGIO MOVIDO A FRUTA

O nosso colega Pedro Moreira trouxe-nos um relógio movido a fruta.
De um lado, coloca-se um pino de zinco e do outro, um de cobre. Isso produz uma (eletrólise) reação química do ácido das frutas com os metais, o que cria um fluxo elétrico e gera energia suficiente para fazer o relógio funcionar por uma semana.