twitter
rss

quinta-feira, 24 de abril de 2014

25 ABRIL/CRAVO VERMELHO

25 ABRIL/Cravo Vermelho
Normalmente quando ocorrem as comemorações do 25 de Abril recordamos o significado do Cravo Vermelho estrategicamente colocado no cano das espingardas, e desde esse dia aliado ao sentimento que dominou este movimento revolucionário. Tudo terá começado por coincidência, mas a verdade é que o cravo ficará para sempre associado à revolução de Abril de 1974.O cravo tornou-se no símbolo da Revolução de Abril de 1974. Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, apoiando os soldados revoltosos; alguém (existem várias versões, sobre quem terá sido, mas uma delas é que uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda, e em seguida todos o fizeram) começou a distribuir cravos vermelhos pelos soldados que depressa os colocaram nos canos das espingardas." (Wikipédia)
O vermelho como cor dominante dos cravos de Abril também foi coincidência mas serviu na perfeição os objetivos da revolução já que esta cor (do fogo e do sangue) é o símbolo fundamental do princípio da vida, com a sua força, o seu poder, o seu brilho.
O que é Cravo:
O cravo é a flor do craveiro, cujo nome científico é Dianthus caryophyllus, que pertence ao gênero Dianthus e à família Caryophyllaceae. Esta planta pode atingir até um metro de altura e existem por volta de 300 espécies de craveiros, sendo que muitas espécies surgiram graças à manipulação genética. Esta flor é de fácil cultivo e tem um suave aroma, que muitas vezes é usado para fazer perfumes.
O cravo é uma flor originária do sul da Europa e pode ser cor de rosa, roxa, vermelha, branca ou amarela. Relativamente ao cultivo, os cravos precisam de terra rica em argila, misturada com um pouco de estrume, adubo vegetal e areia. É comum ver um cravo na lapela dos noivos e dos padrinhos nos casamentos tradicionais.
Na Grécia Antiga, coroas de cravos eram usadas em cerimónias. Na altura do Renascimento, os cravos era um sinónimo de fidelidade matrimonial. As diferentes cores dos cravos podem ter significados diferentes:
·   Cravos brancos: associados ao amor puro,talento, boa sorte, inocência.
· Cravos vermelhos: significa respeito, amor e paixão. É oferecido como demonstração de admiração.
·  Cravos cor de rosa: remete para felicidade e gratidão. Quando é oferecido a alguém, significa que  essa pessoa é sempre lembrada.
·  Cravos roxos: significa solidão, inconstância, ausência de capricho.
· Cravos amarelos: apesar de significarem rejeição e desdém, quando integrados num arranjo de muitas cores vivas, significa alegria e vivacidade.
Esta flor, cultivada desde os tempos da Antiguidade, tem grande valor simbólico e histórico. Em Portugal, o cravo-vermelho é o símbolo da Revolução dos Cravos, que aconteceu a 25 de Abril de 1974, uma data celebrada todos os anos e conhecida como Dia da Liberdade.
De acordo com Anna Jarvis, fundadora do Dia das Mães nos Estados Unidos, um cravo rosa é o símbolo das mães em vida e o cravo branco o símbolo das mães que já partiram.


Sem comentários:

Enviar um comentário