twitter
rss

domingo, 15 de abril de 2012

À DESPEDIDA - GAIVOTAS (Larus Cachinnans)


Em Portugal já foram observadas 19 espécies de gaivotas. 
É uma ave marinha que, como as restantes, se reproduz em Terra. Anualmente, no início da Primavera, reúne-se em colónias.Vivem em grandes bandos, geralmente ao longo da costa, nas praias, falésias, portos e localidades litorais. Nidificam em colónias nas saliências das falésias junto ao mar.
Cada macho ocupa e defende um território que é, geralmente, o território que ocupou no ano anterior. A fémea deposita os ovos (geralmente três) num ninho construído no solo.
A jovem gaivota abandona o ninho para o seu primeiro inverno no mar, aprendendo a procurar alimento com as gaivotas mais velhas. Com três a quatro anos, a jovem gaivota adquire a plumagem adulta e tenta reproduzir-se pela primeira vez.
Do ponto de vista alimentar, a gaivota é generalista, o que quer dizer que consome diversos tipos de alimento. Antigamente, era durante o inverno que este animal encontrava as maiores dificuldades. No entanto, passou a aproveitar-se dos recursos oferecidos pelas lixeiras que existem ao longo da costa e pelo peixe não aproveitado nos portos de pesca. Assim, o número de indivíduos que morrem por falta de alimento é muito menor, e a população de gaivotas triplicou nos últimos vinte anos. 
Fotos Forfª Ermelinda Bordonhos

Sem comentários:

Enviar um comentário