twitter
rss

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ATIVIDADE - "Porque os animais não conduzem"

Hoje, tivemos a visita da Educadora Lucília que faz parte da Equipa da Biblioteca do Agrupamento de escolas do Agrupamento Dr. Azeredo Perdigão.

Trouxe-nos atividades  sobre o livro "Porque os animais não conduzem" de Pedro Seromenho.

No final, preenchemos a ficha de leitura em grupo. Foi uma muito interessante.


Agora vamos fazer um jogo sobre a obra “Os animais não conduzem” de Pedro Seromenho. Entre parêntesis encontram 4 opções (4 animais) para completarem a frase. Escolham o animal correto e escrevam-no no espaço em branco. Sejam rápidos!
Nome do Grupo


______________________


Turma ____  Alunos


Nome: ________________________________________________
Nome: ________________________________________________
Nome: ________________________________________________

1.
Não faças como a ____________ (leopardo, chita, burro, barata) Acelerada! Há limites de velocidade na estrada! Para os veículos ligeiros o limite dentro das localidades é de 50 km/h

2.
Deixem passar a ______________ (lagarto, égua, formiga, tartaruga) Pachorrenta que se arrasta em marcha lenta! Nas auto-estradas é proibido conduzir a uma velocidade inferior a 50 km/h.

3.
O _____________ (texugo, pinguim, camelo, pirilampo) Iluminador esqueceu-se do colete refletor. É obrigatório tê-lo no veículo e utilizá-lo quando tivermos de sair do carro ou pararmos por avaria ou acidente.

4.
Pobre__________ (catatua, preguiça, formiga, avestruz)
Mangona, dorme tanto que até ressona. Recorda aos teus pais de que, quando estiverem a conduzir, e se sentirem cansados, devem parar para descansar.

5.
A ____________ (zebra, formiga, cavalo, girafa), com aquele pescoço, devia evitar túneis ou passar por debaixo das pontes. Caso não saibas, também há regras de altura máxima para os veículos automóveis!

6.
Ai o _____________ (cão, minhoca, papagaio, pássaro) Tagarela! Fala e conduz sem cautela! Mas que perigo que é na estrada. Quando conduzimos não podemos falar ao telemóvel!

7.
Ó ___________ (cavalo, tubarão peixe, baleia) Azulão, não sejas mandrião! Não custa nada pôr o cinto para viajares em segurança.

8
O _______ (caracol, peru, galo, pinto) Gluglu bebeu demais! Nem devia sair de casa. Lembra aos mais velhos de que não devem beber álcool se forem conduzir.

9.
Este __________ (touro, cavalo, gato, canguru) é louco! O sinal vermelho é para parar e o verde é que é para avançar!

10.
A ____________ (toupeira, rã, marmota, cigarra) só faz asneira. Nos túneis é obrigatório acender as luzes médias!



11.
O _________ (gato, camelo, polvo, cavalo) Malabarista pensa que é artista! É importante manter a atenção na estrada.

12.
O _____________ (caranguejo, cavalo, gato peixe) e a caranguejola não são bons da tola. Alguém devia dizer-lhes que a marcha atrás é uma manobra auxiliar ou de recurso. Não é para andar sempre assim!

13.
O ____________ (gato, cão, elefante, pica-pau) baloiça a tromba para trás e para diante. Não deves pôr os braços de fora quando vais no automóvel! E cuidado com o excesso de carga pois também há regras para isso.

14.
O __________ (tigre, cavalo, canguru, gato) salta e dança sem cadeira de segurança. Para as crianças até aos 12 anos de idade é obrigatório utilizar a cadeirinha no banco de trás.

15.
Sempre aos ziguezagues, a __________ (cobra, catatua, baleia, rã) Manobra tem coragem de sobra! E os riscos contínuos que está sempre a pisar? Lembra-te que a circulação automóvel faz-se pela faixa da direita.

16.
O _______ (gato, hipopótamo, cão, rato) adora queijo e é muito esquecido. Já não se lembra das regras nem dos sinais. Se queres saber mais, pergunta aos pais, professores ou pesquisa no site deste livro.

17.
O _________ (cão, papagaio, pinguim, gorila) vai tão apressado que até se esqueceu de pôr o triângulo, o macaco, o colete refletor e o pneu sobresselente na mala do carro. E se tem uma avaria?


18.
Ai ___________ (gata, avestruz, dinossauro, tartaruga), que preocupação! Antes de atravessar a passadeira olha para ambos os lados com muita atenção!

19.
Ó ___________ (rã, formiga, chita, avestruz) Buliçosa, fazes cada coisa perigosa! Os passeios são para os peões e as estradas para os veículos! Ao andar na berma da estrada ainda acabas atropelada!

20.
Ai _________ (tartaruga, barata, rã, ovelha), ovelhita! A tua mãezita não te ensinou a não aceitares boleia de estranhos?

21.
Pobre ________ (gata, zebra, tartaruga, cobra) Riscadeira. Com o seu fato às riscas confunde-se com a passadeira. Quando atravessamos na passadeira devemos confirmar que os condutores nos estão a ver.

22.
Ó _______________ (bicho-da-seda, golfinho, macaco, hipopótamo), que multa azeda! Antes de estacionares num local tens que saber se é permitido fazê-lo. É que as multas não são comestíveis como as folhas!

Sem comentários:

Enviar um comentário