twitter
rss

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ANTÓNIO TORRADO - escritor


António Torrado nasceu em Lisboa em 1939. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 18 anos.
Começou por estudar Ciências Económicas para dar seguimento à empresa comercial do pai, nas cedo percebeu que "não tinha jeito nenhum para aquilo". Foi então experimentar Direito. Mas adormecia nas aulas: "Dava-me muito sono." Um dia, um professor disse-lhe: "Quando estiver com sono, não venha à aula. É que me desmotiva muito". Compreendeu, mas envergonhou-se tanto que foi para a Faculdade de Letras. E estudou Filosofia.
Não estava previsto tornar-se escritor, mas aconteceu.
É considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promover a liberdade de expressão e o respeito pela diferença. António Torrado utiliza com frequência o humor ou a ternura.
Recomendamos a leitura dos seus livros!





Retrato de António Torrado desenhado por André Letria para oferecer ao escritor nos 40 anos de carreira.




Num dos projetos da Biblioteca Mãe , dirigido aos alunos do 4.º Ano, António Torrado visitará o Agrupamento Viseu Norte.

4 comentários:

  1. Obrigado Professora Ermelinda, por nos manter sempre a par de tudo, o que se passa na comunidade escolar.

    Um grande beijinho.

    Sandra Andrade

    ResponderEliminar
  2. Mais um escritor que irá visitar a nossa escola!
    São experiências sempre positivas para as crianças, para motivá-los cada vez mais para a leitura, algo que os ajuda a desenvolver as suas capacidades intelectuais e de escrita.
    Parabéns por mais uma boa iniciativa!

    Muitos beijinhos

    Helena Amaral

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos responsáveis por essas iniciativas,onde nossos filhos possam interagir com a leitura e criar mais curiosidades pelos livros.

    Beijinhos



    Patricia Dias

    ResponderEliminar
  4. Acho fantástico trazerem às escolas os nossos queridos escritores.
    Os nosso filhos adoram entrar em contato com os escritores e ouvi-los a ler os seus contos/hstórias... eles ficam muito emocionados! E, como não poderia deixar de ser, adoram comprar o livro e ter o autógrafo do escritor.
    Estão de parabéns por esta vossa iniciativa, continuem assim, sempre!

    Beijinhos a todos vós,e estudem muito!
    Cláudia Ferreira

    ResponderEliminar