twitter
rss

terça-feira, 6 de novembro de 2012

INSTRUMENTOS MUSICAIS - trabalho de pesquisa


A propósito da história "O flautista de Hamelin", a nossa turma fez um trabalho de pesquisa sobre instrumentos musicais juntamente com os nossos pais e, com a orientação da nossa professora, registámos nos nossos cadernos diários!

 Flauta de Bisel - É um instrumento musical de sopro, sem palheta, cilíndrico, formado por um tubo oco com 8 orifícios, e que produz um som melodioso. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média.

Piano - Instrumento musical composto por um teclado (as teclas brancas têm os sons naturais e as pretas são os sustenidos e bemóis). Toca-se com as mãos e com os pés, tem 88 teclas e, geralmente, dois ou três pedais, sendo sempre o da direita o que permite que as cordas vibrem livremente, dando uma sensação de prolongamento do som.

Pratos - É um instrumento de percussão. São 2 pratos que, com as mãos, batem um no outro.

Violoncelo - Da família dos instrumentos de corda. É maior que o violino. Possui 4 cordas e toca-se com um arco ou só com os dedos. De uma maneira simples poder-se-á dizer que o violoncelo é uma viola de arco que se toca em posição vertical, pois devido ao seu tamanho (a caixa de ressonância possui cerca de 75 cm de comprimento) é evidentemente impossível colocá-lo no ombro.

Violino - Também é um instrumento de cordas. É o mais pequeno e o mais agudo da família. Tem 4 cordas e é tocado com um arco. O violino deve ser colocado em cima da clavícula esquerda e apoiado de leve no ombro esquerdo.

Harpa - As suas 47 cordas e os seus 7 pedais produzem um som suave. Tem forma triangular e é um dos instrumentos mais antigos. Segundo uma lenda, a harpa foi inventada pelo povo egípcio para tocar as melodias que agradavam seus deuses

Bateria - É um instrumento de percussão. É um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

Trompa - É um instrumento de sopro com um som forte. É formado por um tubo metálico enrolado sobre si mesmo. Toca-se carregando nas chaves. É rico em harmónicos e parecido com a voz humana. É um instrumento dificílimo de tocar: o trompista não só tem que ter um ouvido afinadíssimo e saber solfejar com precisão, como também tem que ter uma coordenação motora perfeita para controlar os músculos da mão direita e a própria respiração.

Saxofone - É da família dos metais. É um instrumento de sopro. Sopra-se por uma boquilha e palheta. Com a ajuda das mãos pressionam-se as chaves e emite-se o som.


Sem comentários:

Enviar um comentário