twitter
rss

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CASTANHEIRO - trabalho de pesquisa


O CASTANHEIRO
O castanheiro é uma árvore de folha caduca que pode atingir mais de um milhar de anos de vida e dá um fruto muito conhecido e apreciado que são as castanhas.
O crescimento da árvore é bastante rápido durante os primeiros cinquenta anos de vida. Pode atingir os quarenta e cinco metros de altura e o seu tronco é bastante largo, podendo ter vários metros no seu perímetro.
A sua madeira é muito utilizada na produção de mobiliário de qualidade e é bastante cara.
A um conjunto de castanheiros damos o nome de “Souto”.
Antes da chegada da batata e do milho à europa, a castanha era um alimento muito utilizado em muitas regiões.
Apesar das castanhas terem menos importância na nossa alimentação com a introdução da batata e do milho, a castanha ainda é muito apreciada principalmente no mês de novembro, altura em que se fazem os magustos.
A castanha é apanhada nos meses de outubro e novembro.
Tomé

Existem 12 espécies de castanheiros, espalhadas por várias partes do mundo. Sendo a mais importante de todas, a nossa espécie de castanheiro - castânea sativa.
O castanheiro pode atingir mais de um milhar de anos. É uma árvore de folha caduca. As folhas têm entre 10 a 20 centímetros de comprimento e cerca de 5 centímetros de largura e são em forma de lança e dentadas.
Do pé das folhas saem, entre maio e julho, os amentilhos (cachos de flores amarelas) que parecem iluminar a árvore.
Com a ajuda do vento e dos insetos, é feita a polinização das várias árvores. O desenvolvimento dos frutos dá-se no interior de um invólucro espinhoso, o ouriço. Em cada ouriço podem desenvolver-se até 3 castanhas, de forma cónica mais ou menos achatada. No início de outubro os ouriços abrem e libertam os seus frutos, que são as gostosas e apreciadas castanhas.
É uma árvore de grandes dimensões, que atinge 20 a 30 metros de altura, a sua copa pode chegar aos 30 a 40 metros diâmetro.
O tronco é liso nos primeiros 15 anos, mas a casca racha criando linhas pouco profundas que, com o envelhecimento da árvore, faz com que o tronco pareça estar torcido.
Em Portugal continental, o castanheiro está espalhado um pouco por todo o país, embora a sua presença seja mais significativa a norte do Tejo.
O povoamento de castanheiros mansos dá-se o nome de souto. A um povoamento de castanheiros para produzir madeira, dá-se o nome de castiçal.
Desde o Paleolítico que o castanheiro acompanha o Homem e tem para ele uma importância crucial.
Foi um dos mais importantes farináceos em muitas regiões, antes da chegada da batata e do milho à Europa.
Inês Páscoa    

No nosso país, existem 12 espécies de castanheiro mas, a mais importante de todas, é o nosso castanheiro - Castânea sativa.   
O castanheiro é uma árvore de folha caduca, que pode atingir mais de um milhar de anos de idade. As suas folhas têm entre 10 a 20 centímetros e são dentadas. O seu fruto são as castanhas.
Aos 8, 10 anos de idade, o castanheiro já dá fruto, no entanto, só depois dos 20 é que a frutificação passa a ser regular. Até aos 50 a 60 anos de idade, o seu crescimento é bastante rápido, abrandando depois até ao fim da vida. Pode atingir os 45 metros de altura e a sua copa pode chegar aos 30 a 40 metros de diâmetro.
Existem 2 tipos de castanheiro - o bravo e o manso - consoante o tipo de exploração que se pretende. A um povoamento de castanheiros mansos, produtores de castanhas, dá-se o nome de "souto" e a um povoamento vocacionado para produzir madeira, dá-se o nome de "castiçal".
Em Portugal continental, o castanheiro está espalhado um pouco por todo o país, tendo uma presença mais significativa nos distritos de Vila Real, Guarda e Bragança.
O seu fruto, a castanha, é um produto importante na alimentação do Homem e dos animais, sendo cozinhada de várias formas possíveis.
Mal chega o mês de novembro, é ver as castanhas "quentes e boas" pelas ruas nas bancas dos vendedores, libertando um apetitoso cheiro.
Mariana Paiva Andrade

O castanheiro é uma árvore que pode atingir 25 a 30 m de altura e que tem uma copa ampla.


As folhas do castanheiro são caducas, em forma de lança e têm entre 10 a 25 cm de comprimento. O castanheiro dá umas flores amarelas entre março e junho. No Outono fica cheio de ouriços onde estão guardados os frutos, as castanhas.
O castanheiro prefere terras frescas e leves e é sensível às secas e geadas.
Existem muitos castanheiros nas zonas montanhosas do interior, Trás-os-Montes, Beiras e Serras de Sintra, S. Mamede e Monchique.
A madeira do castanheiro é de boa qualidade e serve para fazer mobílias. A castanha é usada de muitas maneiras: cozida, assada, seca e na doçaria regional.
No Parque Natural da Serra de S. Mamede há muitos castanheiros, uns dão castanhas mais cedo enquanto outro, mais tarde.
A um conjunto de castanheiros chama-se souto.
O castanheiro é uma árvore muito bonita e pode durar muitos e muitos anos.
Maria Inês

O castanheiro é uma árvore de grande porte, muito abundante no interior norte e centro de Portugal, o seu fruto é o ouriço que contém a castanha.
A castanha, até ao século XVII era a base da alimentação em Portugal, juntamente com o trigo, a cevada e o centeio, sendo substituída (a castanha) mais tarde pela batata e o milho.
Na idade média os lavradores só comiam castanhas em dias festivos, sendo aproveitadas as que tinham bichos como ração para os porcos.
Atualmente a castanha está relacionada ao dia de S. Martinho e ao magusto, sendo comida no Outono, assadas ou cozidas, também se pode fazer sobremesas de castanhas.
Gosto muito de castanhas assadas, no dia de S. Martinho faz-se uma grande festa.
José Santos 

Renato Santos


O castanheiro é uma árvore que pode atingir 25 a 30 m de altura.
Pode viver quase mil anos, atingindo o seu tronco um enorme perímetro. Há castanheiros que são considerados monumentos. Existem dois tipos de castanheiro – o bravo e o manso. Com a madeira dos castanheiros bravos fazem-se cestas que servem para transportar vários produtos e mobílias. O castanheiro manso dá-nos a castanha e a madeira.
As folhas desta árvore são caducas, em forma de lança e têm entre 10 a 25 cm de comprimento. Estas folhas são rígidas e brilhantes, caindo durante o Outono.
O castanheiro dá umas flores amarelas entre março e junho. No Outono fica cheia de ouriços onde estão guardados os frutos, as “castanhas”.
Há imensas aves que fazem os ninhos nos castanheiros, como a coruja do mato, o Mocho Galego, o Pica-Pau Malhado, vários tipos de pardais, entre outros.
Este tipo de árvore prefere terras frescas e leves e é sensível às secas e geadas.
Em Portugal continental, o castanheiro está espalhado por todo o país, tendo-se, no entanto, verificado uma notória diminuição da espécie.
Pedro Moreira


É uma árvore de grandes dimensões que atinge 20 a 30 metros de altura (por vezes mais) e de folha caduca. O porte é geralmente imponente, com um tronco espesso e uma copa semiesférica, mais ou menos alongada. O tronco é liso nos primeiros dez/quinze anos, mas a casca rapidamente se fende criando linhas pouco profundas que faz com que o tronco mais pareça estar torcido.
As folhas verdes brilhantes, lanceoladas (em forma do bico de uma lança) e dentadas (com a margem das folhas com pequenos dentes) estão dispostas alternadamente sobre os ramos. O comprimento é variável mas é comum atingirem 20 cm de comprimento e mais de 5 cm de largura. Do pé das folhas saem durante um período variável entre maio e julho os amentilhos (cachos de flores amarelas) que parecem iluminar a árvore, razão porque, em algumas zonas do país, lhes chamam candeias. O forte odor destas flores atrai abelhas e outros insetos que juntamente com o vento transportam o pólen de umas árvores para outras. O desenvolvimento dos frutos dá-se no interior de um invólucro espinhoso – ouriço. Em cada ouriço desenvolvem-se normalmente três castanhas de forma cónica mais ou menos achatada. A partir do início de Outubro os ouriços abrem e libertam as castanhas que caem no chão.
Iury Dias




Sem comentários:

Enviar um comentário